Sétima visita pública – Obra da Arena da Amazônia – sábado, 27/08

O público amazonense terá mais uma vez a oportunidade de conhecer o andamento da principal obra para Copa do Mundo de 2014, em Manaus. A Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) em parceria com a Construtora Andrade Gutierrez realizam neste sábado (27), por meio do projeto “Eu visitei a Arena da Amazônia”, a sétima visitação pública, de 09h00 as 11h00.

O objetivo do projeto é proporcionar à população a oportunidade de visita e conhecimento às obras da Arena da Amazônia a fim de fortalecer a opinião pública em relação ao seu andamento.

O público amazonense terá mais uma vez a oportunidade de conhecer o andamento da principal obra para Copa do Mundo de 2014, em Manaus. A Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) em parceria com a Construtora Andrade Gutierrez realizam neste sábado (27), por meio do projeto “Eu visitei a Arena da Amazônia”, a sétima visitação pública, de 09h00 as 11h00. O objetivo do projeto é proporcionar à população a oportunidade de visita e conhecimento às obras da Arena da Amazônia a fim de fortalecer a opinião pública em relação ao seu andamento.

Na sétima edição da visita, o público poderá visualizar o processo de montagem das arquibancadas. Andrade Gutierrez, responsável pela execução das obras, realizou com êxito o teste de montagem do primeiro degrau, nesta semana, e agora dará continuidade aos trabalhos para completar o primeiro nível de degraus do anel inferior do lado leste da Arena (próximo da Avenida Constantino Nery).

Para participar, basta se inscrever previamente por meio do site www.sejel.am.gov.br ou no Departamento de Comunicação da Sejel, na Avenida Pedro Teixeira, n˚ 400, Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3238-8586.

Sobre o Projeto:

Em seu projeto, a obra visa minimizar os impactos ao meio ambiente e potencializar aproveitamento dos recursos naturais. Para isso o Governo do Estado do Amazonas assumiu o compromisso de obter a certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental) para a obra no caderno de encargos da Copa de 2014. Arena da Amazônia cumpre um passo importante para a conquista do título de ‘Arena Verde’ a ser concedido pelo Green Building Council, responsável pela certificação destinada a construções sustentáveis.

Para obter a certificação LEED, desde o início, a Arena da Amazônia vem cumprindo com o objetivo de que 95% dos materiais oriundos da desmontagem e demolição do antigo Estádio Vivaldo Lima fossem reaproveitados (meta muito acima do exigido para o LEED, que requer 75%). Os materiais retirados do antigo estádio foram reutilizados em outras praças esportivas, deixando de sobrecarregar os aterros de Manaus. Tais ações contribuirão com o programa Green Goal da Fifa, que visa a realização de jogos limpos e amigáveis ao meio ambiente.

O projeto da Arena é inspirado na floresta amazônica e terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante à de um cesto de palha. Os trabalhos começaram em julho de 2010 e deverão ser concluídos em junho de 2013.

De Manaus,
Claudinei Fernandes