Sem categoria

Chávez diz que ouro deve chegar em breve à Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou hoje que "em breve começará a chegar o ouro venezuelano expatriado pela burguesia" que governou o país anteriormente.

O anúncio foi feito durante uma reunião do Conselho de Ministros que foi transmitida diretamente do Palácio de Miraflores, sede do governo, pela estatal Venezolana de Televisión (VTV). A conferência contou com a presença de autoridades do Banco Central da Venezuela (BCV).

O mandatário afirmou durante o evento que "já existe um cronograma experimental" e que o ouro deve vir de lugares como Londres, "onde existe um pouco" do metal. Desta forma, poderão "começar a trabalhar como deveríamos".

Chávez ordenou recentemente a repatriação de mais de US$ 11 bilhões (cerca de R$ 17,6 bilhões) em ouro que mantêm em bancos americanos e europeus. "Vamos trazer nosso ouro para os cofres do Banco Central da Venezuela", afirmou o presidente na ocasião.

Ele também anunciou que irá nacionalizar a exploração de metal. Segundo o chefe de Estado, a lei evitará "que as máfias e os contrabandos continuem roubando as reservas".

"Estamos nacionalizando o ouro", disse Chávez, em cadeia nacional enquanto segurava um lingote de ouro extraído de uma mina venezuelana que obtinha cerca de 999.7 graus de pureza.

Fonte: Ansa