Metalúrgicos de Carlos Barbosa garantem dissídio de 9.51%

Os metalúrgicos de Carlos Barbosa decidiram em assembleia, realizada terça-feira, 23 de agosto, a aprovação do reajuste de 9,51% retroativo à data-base de 11 de agosto. O ganho real foi o mesmo repassado aos metalúrgicos de Caxias do Sul no mês de julho durante o dissídio no município. Além do ganho real nos salários, foram garantidos avanços em direitos sociais.

- Fabiano Heirich

"Garantimos aumento real, apesar do discurso dos patrões em relação à crise. Por isso, valorizamos muito esta conquista de 9,51% para a categoria", avalia Todson de Andrade, presidente do Sindicato em Carlos Barbosa.

Durante a assembleia também foram entregues os prêmios da Confederativa. Os premiados foram Luciana Danieli, da Forjasul, que recebeu um forno de microondas e Milton Seibel, da Tramontina Cutelaria, ganhador de um forno elétrico.

A categoria, que na cidade engloba cerca de 5 mil trabalhadores, aproveitou as assembleias para oficializar a sua independência do sindicato de Caxias do Sul, providenciando estatutos e organizando a nova diretoria e as eleições, que devem acontecer no final do ano.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, que conquistou neste ano o reajuste salarial de 9,25% – quase 3% de ganho real -, continuará respondendo legalmente pela base de Carlos Barbosa até que saia o registro definitivo da entidade no Ministério do Trabalho.

Para o Vermelho,
Fabíola Spiandorello