Sem categoria

Sandinistas realizam atividades eleitorais na Nicarágua

Simpatizantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) apoiam a reeleição do presidente Daniel Ortega com a realização de múltiplas atividades que, segundo definem, são direcionadas para o bem comum de nicaragüenses.

Eventos esportivos, limpezas nas comunidades, desfiles de cavalos e concertos musicais integram até hoje a campanha eleitoral que os Sandinista levam adiante antes da eleição geral de 6 de novembro.

Milhares de pessoas no departamento de Matagalpa, a cerca de 130 quilômetros da capital, começaram esta semana uma extensa caminhada e maratona cultural, descrita pela mídia local como "uma explosão de entusiasmo".

"É isso que está aqui à vista, e o que está à vista não precisa de óculos", disse ele aos repórteres Sadrach Zeledón, secretário político departamental da FSLN.

As tradicionais cavalgadas, de amplas raízes nesta nação da América Central, também levam a marca das eleições.

Na cidade de Ocotal, por exemplo, mais de 600 montados e milhares de espectadores receberam Omar Hallesleven, candidato à vice-presidência para a Aliança Unida, Nicarágua Triunfa, liderada pela FSLN.

Para a dirigente da campanha dessa organização política, Rosario Murillo, trata-se de um convite para avançar juntos "porque só juntos podemos conseguir."

A verdade é que os nicaragüenses querem trabalho e paz, sem confrontações, disse a também coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania da Presidência.

No próximo dia 6 de novembro, cerca de 3,3 milhões de nicaragüenses terão a oportunidade de eleger o presidente e vice-presidente da República, assim como 90 deputados à Assembleia Nacional e 20 do Parlamento Centro-Americano.

Fonte: Prensa Latina