Atenção básica: João Ananias faz apelo ao Ministro da Saúde

Definir uma data para o repasse de recursos a fim de que seja possível fazer um planejamento de pagamento dos fornecedores e profissionais de saúde. A reivindicação dos prefeitos e secretários municipais de saúde foi encaminhada ao deputado federal João Ananias (PCdoB) com o pedido para que o parlamentar fizesse um apelo ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nesta quinta-feira, 25, João Ananias falou sobre o problema na Tribuna da Câmara. ”Tenho absoluta certeza que nosso Ministro irá concordar com esta justa causa e atender esse segmento que vem trabalhando para melhorar o SUS”, ressaltou. Leia a seguir a íntegra do discurso:

Venho a esta tribuna fazer uma solicitação ao Ministro Alexandre Padilha, sabedor convicto do histórico compromisso dele com o SUS e com o País, demonstrado ao longo de sua atuação pública. Também de sua compreensão das dificuldades financeiras dos Municípios Brasileiros e que mesmo assim em média investem 22% de suas receitas na saúde de sua gente.

Vem acontecendo atraso no repasse dos recursos da atenção básica aos municípios e isso tem criado profundas dificuldades aos secretários municipais em relação ao cumprimento de suas obrigações com fornecedores e profissionais de saúde. No meu Estado, o Ceará, houve solicitação dos Prefeitos e Secretários para que encaminhasse ao Ministro Padilha a reivindicação deles, que seja definida com rigor data dos repasses e assim permitir um planejamento dos pagamentos.

Tenho absoluta certeza que nosso Ministro irá concordar com esta justa causa, e assim, atender um segmento que já vem cumprindo com os compromissos de melhorar o SUS, nessa instância que com certeza é a mais importante do Sistema e a que tem maiores dificuldades de Recursos Humanos e Financeiros, em relação aos demais entes federados.

Nossa solicitação é justa e aguardo do Ministro Padilha posicionamento que de antemão sabemos ser favorável.

Era só Sr.Presidente

Peço que nosso pronunciamento seja publicado nos meios de comunicação desta Casa.

Fonte: Deputado Federal João Ananias – PCdoB/CE