Salvador aprova cotas de 30% para negros em concursos públicos

A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou nesta quarta-feira (24/8), por unanimidade, um projeto de lei que estabelece cotas de 30% para negros nos concursos realizados no âmbito da administração municipal. A matéria tramitava na casa desde 2009 e previa, inicialmente, a reserva de 50% das vagas para os afrodescendentes, mas uma emenda reduziu a cota para 30%, percentual aprovado pela Câmara.

“Houve ampla negociação na Casa para garantir a aprovação da medida, que já foi adotada do Rio de Janeiro. Na Bahia, o governador Wagner acenou para a implantação no estado”, comemorou o vereador Gilmar Santiago (PT), autor do projeto. O vereador destacou ainda que a nova lei é um instrumento de política afirmativa importante para combater o racismo institucional em Salvador, onde os negros são a maioria da população, porém não têm acesso aos altos cargos da administração pública e têm uma inserção desfavorável no mercado de trabalho

A vereadora do Olívia Santana (PCdoB) também comemorou bastante a aprovação do projeto. “Eu acho que a provação do projeto é muito importante para Salvador, que é a maior cidade negra do Brasil. Portanto, é importante avançar com este debate das cotas não apenas nas universidades, mas também na busca de postos de trabalho para a população negra e uma boa forma de começar e pelo serviço público”, declarou a parlamentar comunista.

Após a aprovação pelo plenário da Câmara, o projeto será encaminhado agora para a sanção do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), para que possa entrar em vigor.

Da redação local com informações da Ascom da Câmara de vereadores de Salvador.