Após diálogo, greve dos professores poderá ser suspensa

A greve dos professores da rede estadual de ensino poderá ser suspensa a partir da próxima segunda-feira (29/08).

Após reunião entre o Sindicato Apeoc e o Governador Cid Gomes (PSB), realizada nesta quinta-feira (25/08) com o objetivo de dialogar sobre as possíveis mudanças no Plano de Cargas e Carreiras da categoria, ficou acertada a criação de uma comissão que será formada por representantes do Governo e do Sindicato. A comissão ficará responsável pela elaboração de proposta de consenso entre as duas esferas. O diálogo entre Governo e Professores abre a possibilidade de suspensão da greve, que já dura 21 dias.

Além da elaboração da proposta, a comissão também será responsável por distribuir a aplicação da verba destinada aos investimentos na educação. O presidente da Apeoc, Anízio Melo, afirmou que será deliberada, em reunião que será realizada na próxima segunda-feira (29/08), a suspensão da greve. “Nós iremos discutir com os professores se ainda há a necessidade da greve” afirmou.

Manifestação

Os docentes realizaram, na manhã desta quinta-feira (25/08), um novo ato de protesto. A manifestação aconteceu na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Professores e alunos seguem em passeata até a Assembleia Legislativa.

Reivindicações

Josilma Frota, membro da direção do Sindicato Apeoc, a luta dos professores não é pelo aumento do salário, mas pela implantação do piso nacional, que é de R$ 1.597,87 aos professores com ensino médio e pela adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da profissão. "Não estamos em campanha salarial, mas nós estamos lutando, na realidade, pela implantação integral da lei do piso, pela adequação do nosso plano de cargos e carreira e em defesa da nossa carreira do magistério", completou. De acordo com o Sindicato, o movimento defende ainda a implantação da Lei Nacional do Piso Salarial em todos os níveis.

Números

Segundo o comando de greve, o movimento é o maior da história moderna do Estado, atingindo 24 mil professores e deixando cerca de 600 mil alunos sem aulas.

Mais de 80% dos professores aderiram ao movimento em 676 escolas cearenses.

Ao todo, pertencem a rede estadual de ensino 487 mil estudantes.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de jornais e blogs locais)

Leia também:
Chico Lopes comenta provável solução para a greve dos professores