Nova diretoria da UEE-AM toma posse e anuncia Jornada de Lutas

Nova presidente, Bia Calheiro, anuncia primeiras atividades e quer gestão marcada pela irreverência.

Posse Bia UEE-AM - Diego Santos

A estudante de História da Universidade Federal do Amazonas, Beatriz Calheiro, é a nova presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM). A posse da diretoria da entidade aconteceu na manhã da última sexta-feira, 26 de agosto, no auditório Beth Azize, na Assembleia Legislativa do Estado. Cerca de 100 pessoas participaram da solenidade.

Bia, como é conhecida, disse que a marca da sua gestão será a irreverência. “O jeito irreverente será levado para as nossas lutas, mostrando o jeito diferente do estudante do Amazonas”, disse a presidente que comandará a UEE pelos próximos dois anos. Militante do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da UNE, Bia afirma que a cultura também será uma de suas prioridades à frente da direção.

A diretoria é composta por jovens de seis municípios, além da capital, estudantes de universidades públicas e privadas e tem em sua maioria mulheres.

Entre os presentes na solenidade de posse estavam a deputada estadual Conceição Sampaio (PP); a vereadora Lucia Antony (PCdoB); o ex-presidente da UEE-AM, Júlio Salas; o vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (Umes-Manaus), Thiago Coelho, e os diretores da UNE, André Marsílio e Rogério Alia.

Jornada de Lutas
O dia 31 de agosto foi anunciado como o dia nacional de jornadas do movimento estudantil. “Atos públicos e conferências de juventude dentro das universidades privadas e públicas serão nossas primeiras atividades. Para isso vamos nos unir à União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (Uesam)", disse Beatriz Calheiro.

Com informações do site www.une.org.br