Reivindicações dos bancários são destaques em audiência pública

O Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa foi espaço, na tarde desta sexta-feira (26/08), de debate sobre a Campanha Salarial dos Bancários 2011. A audiência pública, solicitada pelo deputado Lula Morais (PCdoB), celebrou também o Dia Nacional do Bancário.

De acordo com Lula, a data-base da categoria é dia 1º de setembro e as mobilizações da campanha já estão acontecendo por todo o Brasil, nos sindicatos de cada estado. “O objetivo da audiência é evidenciar essa luta e homenagear a esta profissão tão importante para o desenvolvimento da economia de qualquer nação”, acrescentou.

O parlamentar destacou que o mundo está passando por um momento político-econômico grave, em que os bancos estão cogitando a possibilidade de demitir bancários para solucionar a crise. “A lucratividade brasileira é uma das maiores do mundo atualmente e é justo que a categoria reivindique melhorias salariais e de condições de trabalho”, ressaltou.

O deputado federal João Ananias (PCdoB) defendeu que os bancos tenham limites de lucros e afirmou que a crise econômica mundial atual é provocada pelo próprio sistema, definindo a luta dos bancários como legítima. “Querem solucionar a crise em cima da classe trabalhadora. Sou solidário à causa e meu mandato está à disposição para o que for necessário”, garantiu.

Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial de 12,8% (aumento real de 5% mais reposição da inflação projetada em 7,8%); a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.500; condições de trabalho decente; fim das demissões imotivadas e do assédio moral; segurança contra assaltos; igualdade de oportunidades e aposentadoria digna.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, registrou sua alegria em comemorar o Dia Nacional do Bancário, que “é também o dia de cidadãos que colaboraram com a construção da democracia, interagindo com a população e lutando por justiça social”.

Para ele, a Campanha Salarial 2011 se inicia em um contexto parecido com o da crise econômica de 2009. “Uma crise nunca é causada pelos trabalhadores. Agora, para essa nova crise, o Governo diz que a solução é não ter reajuste salarial. Não podemos retroceder. O Brasil precisa superar a crise, fortalecendo direitos”, concluiu.

Homenagem

Durante a audiência, foram homenageados com placas comemorativas ao Dia Nacional do Bancário, o aposentado do Banco do Brasil, Gerardo Camilo Sousa; a aposentada da Caixa Econômica Federal, Rubenita Alves Moreira; o aposentado do Banco do Nordeste, Miguel Nóbrega Neto e a ex-funcionária do Sindicato dos Bancários do Ceará, Maria Edna Rodrigues Carneiro.

Miguel Nóbrega, que falou em nome dos homenageados, registrou sua satisfação em representar os bancários, frisando que, apesar de aposentados, ele e os demais contemplados têm suas preocupações com o destino do País e continuam na luta. “Precisamos de mais justiça nas relações entre capital e trabalho”, encerrou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa