Sem categoria

Exportações da América Latina devem crescer 27%, diz Cepal

Previsão foi feita em relatório divulgado nesta terça (30) na sede da agência, em Santiago do Chile, mas Cepal também alerta para perigos da desaceleração econômica dos países industrializados.

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, informou que as exportações da região deverão aumentar 27% ainda este ano.

A previsão foi anunciada durante a divulgação do relatório da agência “Panorama do Investimento Internacional na América Latina e do Caribe 2010-2011”, nesta terça-feira, em Santiago do Chile, sede da Cepal.

Sul-Sul

Segundo a comissão da ONU, a desaceleração dos países industrializados pode afetar o comércio de países emergentes já nos próximos meses.

A Cepal espera que o valor das importações aumente 23% levando a um superávit comercial de cerca de US$ 80 bilhões, equivalentes a R$ 128 bilhões.

A agência da ONU afirmou que o principal motor do crescimento na região é o intercâmbio Sul-Sul, atualmente encabeçado pela China e pelo resto dos países emergentes na Ásia.

Estados Unidos

A volatilidade dos mercados e a crise econômica nos países desenvolvidos são fatores de preocupação segundo a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

Para ela, “os desequilíbrios globais, a crise da dívida soberana de vários países europeus e a incerteza fiscal nos Estados Unidos, repercutirão em um enfraquecimento do comércio internacional”.

A América Latina e Caribe são o principal destino das exportações dos Estados Unidos e a segunda principal origem das importações norte-americanas. Mas quando as trocas são feitas com a União Europeia, ainda há espaço para crescimento. A região representa somente 2% do comércio total da União Européia, muito abaixo das vendas aos países que compõem a UE.

Para a Cepal, é hora de estabelecer uma “nova aliança entre os Estados Unidos e a região para abordar desafios comuns na busca de uma melhor inserção na economia internacional.”

Fonte: Rádio ONU