Olinda, Recife e João Pessoa recebem a oitava edição da Mimo

Olinda recebe a partir do dia 5 de setembro (segunda-feira) a oitava edição da Mimo – Mostra Internacional de Música de Olinda que espalha atrações musicais de excelência pela cidade até o dia 11 de setembro

Inteiramente gratuita, oferece aos seus milhares de espectadores shows exclusivos, filmes inéditos sobre o universo musical e uma programação intensa de cursos na sua Etapa Educativa. As atividades da mostra se estenderão às cidades do Recife e João Pessoa (PB).

Em Olinda, as principais Igrejas do Sítio Histórico se tornam palco do evento. Com um cardápio de atrações que privilegia a música instrumental, da erudita à eletrônica, a Mimo traz nomes importantes das principais salas de concerto e palcos do mundo.

Mais de 170 mil pessoas já prestigiaram os quase 100 concertos realizados desde sua primeira edição. O sucesso da Mimo está no resultado do investimento em novas ideias musicais, numa seleção criteriosa de atrações e atividades e na realização numa região do Brasil que vem dando excelente exemplo de preservação das suas tradições, sem portanto, deixar de ser referência de ponta para a cultura nacional.

No elenco deste ano estão Gotan Project (França/Argentina); Egberto Gismonti, Philip Glass & Tm Fain (EUA); Arrigo Barnabé; Daniel Gortler (Israel); Guinga & orquestra Sinfônica do Recife; Ballaké Sossoko & Vicent Segal (Mali/França); Sonoris Fábrica (foto); Orquestra de Câmara de Tolouse (França); André Mehmari & Hamilton de Holanda, entre outros.

Além dos concertos, o público tem a chance de conferir as novidades da produção cinematográfica em que a música é o fio condutor. Curtas, médias e longas-metragens serão exibidas em telões montados nos pátios da igreja da Sé e do Seminário de Olinda.

Etapa educativa

Estudantes de música, na Etapa Educativa, têm oportunidade única de apreender com mestres da música nacional e internacional. Um extenso programa de cursos está à disposição: master classes, workshops, oficinas de formação de orquestra, curso de regência, Orquestra Sinfônica Mimo e o projeto Mimo para Iniciantes. Tudo sob a coordenação didática da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar.

Master classes

Oportunidade única para jovens profissionais de trabalharem as técnicas de alta interpretação com alguns dos mais célebres artistas da Mimo. As Master Classes são abertas a candidatos com um mínimo de cinco anos de estudo musical atestados em seus respectivos instrumentos. Os professores trabalham individualmente com cada executante o seu repertorio indicado. Solistas de instrumentos melódicos (cordas, metais, sopros e voz) devem se responsabilizar por seus acompanhadores. Os interessados podem se inscrever nas categorias de executante ou ouvinte.

Workshops

A Mimo promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria, conhecimento de instrumentos e o estudo de repertório de diversas origens.

Clique no link abaixo e veja a programação completa:

http://www.olinda.pe.gov.br/cultura/igrejas-do-sitio-historico-de-portas-abertas-para-a-mimo#programacaomimo2011

SERVIÇO:

Mimo – Mostra Internacional de Música de Olinda
De 05 a 11 de setembro 2011 – Olinda, Recife e João Pessoa
Informações: (81) 3439-1988 / Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda ; Aline Feitosa (81-8131-0721) / Dulce Mesquita (81-8880-4994).
Outras informações em www.mimo.art.br.

Fontes: PMO e Mimo