Sem categoria

Seminário na Câmara defende menor lucro para banqueiros

De acordo com o Banco Central, os bancos captam, em média, a uma taxa inferior a 10% e emprestam a mais de 30% de juros. Esta diferença entre captação e empréstimos é denominada ‘spread’, que no Brasil atinge quase 25% ao ano. O tema foi discutido em seminário realizado na quarta-feira passada pelas Comissões de Finanças e Tributação e a de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Segundo a avaliação de palestrantes do seminário, os bancos privados brasileiros têm lucros altos e baixo nível de financiamento à atividade produtiva. Para que a atuação das instituições financeiras possam se aproximar dos interesses dos brasileiros , foi sugerido o aperfeiçoamento das normas relativas aos bancos, melhorando a fiscalização e a melhor identificação dos profissionais.

Para garantir que o sistema financeiro nacional atenda as determinações da Constituição, de promover o desenvolvimento equilibrado do país e servir aos interesses da coletividade, o seminário apresentou várias sugestões de aperfeiçoamento na legislação.

Outra sugestão é a aprovação de uma lei complementar que estabeleça novas atribuições ao Banco Central, dando maior competência para elaborar as regras de funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.

Os resultados do seminário serão encaminhados aos deputados das Comissões promotoras do evento para que elaborem propostas de aperfeiçoamento na legislação.