Fernando Pupo deve ser o novo presidente da Sanasa

O economista Fernando Pupo, militante do PCdoB, foi convidado pelo prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), para assumir a presidência da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa). Pupo irá substituir o atual presidente e ex-prefeito de Campinas, Lauro Péricles Gonçalves. Em entrevista coletiva, na manhã de hoje (31/08), o prefeito afirmou que pretende fazer outras mudanças na empresa.

O prefeito já convocou a assembleia de acionistas para decidir e definir as alterações na diretoria e recompor os Conselhos de Administração e Fiscal. Um dos motivos que levaram às mudanças foi a publicação, no Diário Oficial, de homologação de contrato entre a Sanasa e a Gutierrez Empreendimentos e Participações Limitadas – uma das empresas denunciadas pelo Gaeco do Ministério Público (MP).

Em nota pública, a Sanasa informa que o ex-prefeito Hélio havia determinado que as empresas denunciadas pelo MP não participassem das licitações da Sanasa, mas após perder em primeira instância a Gutierrez obteve liminar do Tribunal de Justiça permitindo sua participação. A nota encerra justificando a decisão da empresa: “Assim sendo, por determinação da Justiça a Gutierrez participou do pregão e, ao oferecer o menor preço, ganhou a licitação da qual a homologação é publicada na data de hoje no Diário Oficial. Ressalta-se que a decisão do TJ é em caráter liminar e aguarda-se uma definição sobre o caso”.

Como se vê, mesmo que acostumado às vicissitudes da vida, o comunista não terá uma tarefa fácil. A Sanasa foi o pivô das denúncias do MP contra membros do primeiro escalão do governo Hélio. Embora seu presidente, Lauro Péricles, não esteja implicado no possível esquema de corrupção, o ex-diretor Técnico, Aurélio Cance, é um dos denunciados pelo MP e chegou a ser preso. Marco Antônio Gonçalves cuidou da diretoria após a saída de Aurélio. Informações indicam que o petista e ex-sindicalista Silvio Marques deve assumir a diretoria Técnica.

Fernando Vaz Pupo foi secretário de Habitação de Campinas nos governos Toninho/Izalene (PT), entre 2000-2004, e no primeiro mandato do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), entre 2004-2008. Atualmente, coordenava as obras do PAC em Campinas. Na coletiva de hoje, o prefeito confirmou os nomes de Otávio Antunes, como coordenador de Comunicação, e Nilson Lucílio, como Chefe de Gabinete.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior