Sem categoria

General Petraeus é novo chefe das agências de espionagem dos EUA

O general do exército estadunidense David Petraeus, que foi comandante das tropas de ocupação do Iraque e do Afeganistão, foi confirmado nesta quarta-feira para o seu mais novo trabalho, que será o de diretor da principal agência de espionagem americana, a Agência Central de Inteligência (CIA).

A Casa Branca considerou que a experiência de Petraeus, ao colaborar durante anos com a CIA no campo da contra-inteligência, foi uma das razões que levaram a sua nomeação para dirigir a agência. O general assumirá o novo posto oficialmente em 6 de setembro.

Em abril de 2008, o Secretário de Defesa, Robert Gates, confirmou que o general de quatro estrelas substituiria a William Fallon na liderança do Comando Central das Forças Armadas, depois de Fallon ser demitido por críticas à política externa estadunidense.

Posteriormente, em uma ordem controvertida emitida em junho de 2010, Petraeus mesmo foi substituído pelo general John Allen, para virtualmente ser degradado até comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança, no Afeganistão.

Várias influentes publicações como a revista Time disseram que Petraeus está construindo de modo sutil uma imagem política com o objetivo de uma futura candidatura à Presidência dos Estados Unidos.

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, o general de 58 anos é o segundo norte-americano de ideologia conservadora com maior influência a nível internacional.

Com informações da Prensa Latina