Igrejas do Sítio Histórico de portas abertas para a Mimo
Olinda recebe a 7ª edição da Mimo – Mostra Internacional de Música em Olinda que espalha atrações musicais de excelência pela cidade de 5 a 11 de setembro .
Publicado 31/08/2011 14:51 | Editado 04/03/2020 16:57
Inteiramente gratuita, oferece aos seus milhares de espectadores shows exclusivos, filmes inéditos sobre o universo musical e uma programação intensa de cursos na sua Etapa Educativa.
As principais Igrejas do Sítio Histórico se tornam palco do evento que este ano já se expandiu para Recife João Pessoa. Com um cardápio de atrações que privilegia a música instrumental, da erudita à eletrônica, a Mimo traz nomes importantes das principais salas de concerto e palcos do mundo.
Mais de 170 mil pessoas já prestigiaram os quase 100 concertos realizados desde sua primeira edição. O sucesso da Mimo está no resultado do investimento em novas ideias musicais, numa seleção criteriosa de atrações e atividades e na realização numa região do Brasil que vem dando excelente exemplo de preservação das suas tradições, sem portanto, deixar de ser referência de ponta para a cultura nacional. Outras informações em www.mimo.art.br .
ETAPA EDUCATIVA
Estudantes de música, na Etapa Educativa, têm oportunidade única de apreender com mestres da música nacional e internacional. Um extenso programa de cursos está à disposição: master classes, workshops, oficinas de formação de orquestra, curso de regência, Orquestra Sinfônica MIMO e o projeto MIMO para Iniciantes. Tudo sob a coordenação didática da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar.
Master classes
Oportunidade única para jovens profissionais de trabalharem as técnicas de alta interpretação com alguns dos mais célebres artistas da MIMO. As Master Classes são abertas a candidatos com um mínimo de cinco anos de estudo musical atestados em seus respectivos instrumentos. Os professores trabalham individualmente com cada executante o seu repertorio indicado. Solistas de instrumentos melódicos (cordas, metais, sopros e voz) devem se responsabilizar por seus acompanhadores. Os interessados podem se inscrever nas categorias de executante ou ouvinte.
Local: Conservatório Pernambucano de Música – Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife
Atividades
Violino
Professor: Tim Fain
Vagas Executantes: 5
Vagas Ouvintes: 30
Dia e Horário: 09/09, 17h às 20h30
Piano
Professor: Daniel Gortler
Vagas Executantes: 5
Vagas Ouvintes: 30
Dia e Horário: 10/09, 14h às 17h30
Workshops
A MIMO promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria, conhecimento de instrumentos e o estudo de repertório de diversas origens.
Locais:
Conservatório Pernambucano de Música (CPM) – Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife
Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) – Av. Pan Nordestina, s/n°, Olinda
Universidade Federal da Paraiba (UFPB) – Cidade Universitária – João Pessoa
Atividades
Flauta
Professor: Andrea Ernest Dias
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 06/09, 14h às 17h
Piano
Professor: Paulo Braga
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 06/09, 14h às 17h
Pandeiro
Professor: Marcos Suzano
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 06/09, 14h às 17h
World Music
Professor: Vincent Segal
Vagas: 40
Local: CPM
Dia e Horário: 08/09, 9h às 12h
Música Africana
Professor: Ballaké Sissoko
Vagas: 70
Local: CPM
Dia e Horário: 08/09, 9h às 12h
A Vanguarda Paulista
Professor: Arrigo Barnabé
Vagas: 30
Local: CEMO
Dia e Horário: 8/09, 10h às 12h
Trompete
Professor: Alex Tassel
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 08/09, 14h às 17h
Saxofone
Professor: Sylvain Beuf
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 08/09, 14h às 17h
Vivenciando Moacir Santos
Professor: Projeto Coisa Fina
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 09/09, 09h às 12h
Música: “O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir” (Mário de Andrade)
Professor: Egberto Gismonti
Vagas: 70
Local: CPM
Dia e Horário: Dia 09/09, 9h às 12h
World Music
Professor: Vincent Segal
Vagas: 40
Local: UFPB
Dia e Horário: 09/09, 10h às 12h
Violino e Piano, Expressões Espanholas
Professor: Duo Milewski (Jerzy Milewski, violino e Aleida Schweitzer, piano)
Vagas: 40
Local: CEMO
Dia e Horário: 09/09, 14h às 17h
Bandolim
Professor: Hamilton de Holanda
Vagas: 40
Local: CPM
Dia e Horário: 10/09, 9h às 12h
Trompete
Professor: Alex Tassel
Vagas: 40
Local: UFPB
Dia e Horário: 10/09, 10h às 12h
Philip Glass
Professor: Philip Glass
Vagas: 70
Local: CPM
Dia e Horário: 10/09, 11h às 12h
Curso de regência
Sob a orientação de Isaac Karabtchevsky – um dos mais célebres regentes brasileiros e com importante atuação no cenário internacional de música – o Curso de Regência proporciona a rara oportunidade de que o aluno aprenda com esse grande nome da regência mundial, pratique com uma orquestra sinfônica e explore todo o universo da música de concerto.
O Curso, de 6 a 11 de setembro, no Teatro de Santa Isabel, enfatiza o aprimoramento do gestual e o estímulo a capacidade de liderança. As vagas são abertas a brasileiros e estrangeiros, divididas nas categorias – Alunos Regentes (15 vagas) e Ouvintes (até 100 vagas). Ao final do Curso, são selecionados 8 executantes para assumir a batuta e reger o concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na programação oficial da MIMO.
Horários
9h às 12h30 (aulas práticas)
15h às 17h (aulas teóricas)
Repertório Curso de Regência
Beethoven – Leonora nº 3
Rossini – Abertura Barbeiro de Sevilha
Liszt – Os Prelúdios
Tchaikovsky – Sinfonia nº4
Oficinas de formação de orquestras
Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra e a ampliação de repertórios, a MIMO convocou uma equipe de músicos e professores com ampla experiência didática e interpretativa, atuante em diversas formações nas vertentes popular e erudita, para ministrar as quatro oficinas:
Nayran Pessanha na Oficina de Cordas Friccionadas
Marco César na Oficina de Cordas Dedilhadas
Antonio Augusto e João Luiz Areias na Oficina de Metais
Elione Medeiros na Oficina de Madeiras
Nesta edição, os grupos terão a oportunidade de se apresentar num concerto final especialmente selecionado, mostrando em público os resultados artísticos de seu intenso trabalho.
Período
6 a 10 de setembro de 2011
Local
Convento de São Francisco – Rua de São Francisco, 280 – Olinda-PE
Horários
9h às 12h
Atividades
Oficina de Cordas Friccionadas
Professor: Nayran Pessanha
Instrumentação: Violino, viola, violoncelo e contrabaixo
Repertório: DVORÁK – Serenata Op.22 ELGAR – Serenata para cordas
Oficina de Cordas Dedilhadas
Professor: Marco César
Solista: Guilherme Calzavara
Instrumentação: Cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão e contrabaixo
Repertório: LAURINDO DE ALMEIDA – Concerto nº 1 para Violão e Orquestra
Vagas Executantes: 40
Oficina de Madeiras
Professor: Elione Medeiros
Instrumentação: Flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa
Repertório: ORLANDO ALVES – Concerto Breve para sopros
Vagas Executantes: 40
Oficina de Metais
Professor: Antonio Augusto / João Luiz Areias
Instrumentação: Trompete, trombone, bombardino, trompa e tuba
Repertório: DAVID UBER – Ballets in Brass
Vagas Executantes: 40
Mimo para iniciantes
Desde 2005 é assim: crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda aguardam ansiosas pela chegada do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer.
Pela sétima vez consecutiva, a dupla vai apresentar à garotada um panorama da música ocidental, que inclui os principais compositores do mundo, eruditos e também populares. Muitas vezes, estas aulas-concertos são responsáveis pelo primeiríssimo contato dos pequenos com a música de concerto e com instrumentos.
Em 2011 a MIMO para Iniciantes homenageará o compositor moderno russo Stravinsky. As aulas são sempre fechadas e dedicadas exclusivamente aos alunos das escolas selecionadas.
FESTIVAL MIMO DE CINEMA
A 2ª edição do Festival Mimo de Cinema será entre os dias 6 e 11 de setembro. A seleção combina filmes de ficção, animação e documentário, nas categorias de curta, média e longa-metragem – preferencialmente inéditos em circuito comercial.
O Festival nasceu em 2004, inicialmente como uma Mostra de Cinema, sendo um dos raros eventos no Brasil – e o primeiro no Nordeste – totalmente dedicado a temas ligados à música, seus personagens e histórias. Em 2010, assume o caráter de Festival, amplia sua programação e passa a ter como foco os realizadores, produtores e exibidores em busca das novas tendências da linguagem cinematográfica musical.
Os filmes são projetados em telões de grandes dimensões, ao ar livre, nos pátios das igrejas da Sé e Seminário de Olinda e no Mercado da Ribeira, antigo local de comércio de escravos do século XVI, que recebe o Espaço Mimo de Cinema – uma grande tenda montada com estrutura para acomodar confortavelmente a platéia. O Festival não tem caráter competitivo e sua programação é oferecida gratuitamente.
Durante os seis dias de realização, acontecem palestras e debates entre os nomes envolvidos nos dois festivais e workshops focados no desenvolvimento técnico de estudantes de cinema. Graças à sinergia entre as programações dos eventos, o público tem a preciosa oportunidade de acompanhar os artistas retratados nas telas, também em apresentações ao vivo.
Mais informações em: www.festivalmimodecinema.com.br
MIMO 2011 – Programação completa
Dia 7/09
Filme | Início: 18h
CONCERTO PARA HELOISA
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Filme | Início: 18h
O MAR DE LIA
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Concerto | Início: 18h
DELIA FISCHER
Local: IGREJA N. S. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 18h
PARAHYBA ART ENSEMBLE
Local: IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA DOS MILITARES (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 18h30
GUINGA E ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE | Regente Osman Gioia | Solista Guinga, violão
Local: PARQUE DONA LINDU
Filme | Início: 19h
FILHOS DE JOÃO, O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Local: IGREJA DA SÉ
Concerto | Início: 19h
TRIO 3-63
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 20h30
BALLAKÉ SISSOKO E VINCENT SEGAL (Mali | França)
Local: IGREJA DA SÉ (OLINDA/PE)
Dia 8/09
Filme | Início: 18h
O SILÊNCIO DO MUNDO
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Filme | Início: 18h
LUTHIER DO PVC
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Filme | Início: 18h
BOB LESTER
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Concerto | Início: 18h30
ARRIGO BARNABÉ
Local: IGREJA N. S. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS (RECIFE/PE)
Filme | Início: 19h
SEX BEATLES MEMORABILIA
Local: IGREJA DA SÉ
Concerto | Início: 19h
DUO MILEWSKI
Local: Convento de São Francisco (Olinda/PE)
Concerto | Início: 19h
AZYMUTH
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 20h
ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA | Regência Vantoil de Souza | Solista Felipe Braz, flauta
Local: Basílica de N. S. das Neves (João Pessoa)
Concerto | Início: 22h
GOTAN PROJECT (FRANÇA | ARGENTINA)
Local: PALCO DO CARMO (OLINDA/PE)
Dia 9/09
Filme | Início: 18h
PROFISSÃO: MÚSICO
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Concerto | Início: 18h
PROJETO COISA FINA
Local: MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Filme | Início: 18h30
DAQUELE INSTANTE EM DIANTE
Local: IGREJA DA SÉ
Concerto | Início: 18h30
DANIEL GORTLER (Israel)
Local: CAPELA DOURADA (RECIFE/PE)
Concerto | Início: 19h
SONORIS FÁBRICA
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 20h30
ALEX TASSEL (França)
Local: IGREJA DA SÉ (Olinda/PE)
DIA 10/09
Concerto | Início: 11h
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA | Regente Carlos Anísio
Local: IGREJA DA SÉ (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 16h
MIMO IN CONCERT. Encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra
Local: Igreja do Monte (Olinda/PE)
Filme | Início: 18h
É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Filme | Início: 18h
À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Concerto | Início: 18h30
ORQUESTRA DE CÂMARA DE TOULOUSE (França)
Local: BASÍLICA DE N. S. DO CARMO (RECIFE/PE)
Filme | Início: 19h
CLEMENTINA DE JESUS: RAINHA QUELÉ
Local: IGREJA DA SÉ
Concerto | Início: 19h
EGBERTO GISMONTI E ALEXANDRE GISMONTI | Participação especial Ana de Oliveira
Local: Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto | Início: 20h30
PHILIP GLASS
Local: IGREJA DA SÉ (OLINDA/PE)
DIA11
Concerto | Início: 11h
ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA | Regentes convidados | Encerramento Curso de Regência
Local: Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | Início: 18h
ORQUESTRA DO SOM CEGO
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Filme | Início: 18h
VANJA, MULHER RENDEIRA
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA
Concerto | Início: 18h30
ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | Regente André Muniz | Solista Diego Paixão, violoncelo
Local: IGREJA DA MADRE DE DEUS (RECIFE/PE)
Filme | Início: 19h
CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO
Local: IGREJA DA SÉ
Concerto | Início: 19h
PAGODE JAZZ SARDINHA’S CLUB
Local: SEMINÁRIO DE OLINDA (OLINDA/PE)
Concerto | Início: 20h30
HAMILTON DE HOLANDA E ANDRÉ MEHMARI
Local: IGREJA DA SÉ (OLINDA/PE)
Fonte: Site da Prefeitura de Olinda