Sem categoria

Rússia reconhece a autoridade do CNT na Líbia

O governo russo reconheceu oficialmente nesta quinta-feira (1º) o Conselho Nacional de Transição (CNT) como autoridade legítima da Líbia, declarou o Ministério das Relações Exteriores russo.

"A Federação Russa reconhece o Conselho Nacional de Transição da Líbia como a autoridade do país e destaca seu programa de reformas, que prevê o desenvolvimento de uma nova Constituição, a realização de eleições gerais e a formação de governo", assinala a nota publicada no site oficial do ministério.

A Rússia lembra que suas relações diplomáticas com a Líbia "nunca foram interrompidas" desde seu estabelecimento, em 4 de setembro de 1955, "independentemente do governo que havia em Trípoli".

"Confiamos em que os acordos e outras obrigações mútuas estipuladas entre a Federação Russa e a Líbia anteriormente seguirão em vigor e continuarão a ser cumpridos", conclui a nota da Chancelaria russa.

Moscou, aliado tradicional de Trípoli, se recusara a reconhecer em julho o Conselho Nacional de Transição como única autoridade do país, o que havia sido feito poucos dias antes pelos Estados Unidos e outras potências imperialistas.

Além disso, a Rússia, junto com a China, optou pela abstenção na votação no Conselho de Segurança da resolução 1973 que abriu caminho para a agressão armada da Otan contra a Líbia.
A Rússia participa nesta quinta-feira da conferência em Paris para tratar da situação no país africano.

Com agências