Sábado (02) tem “Muro” no Cine Pendrive na TV Pernambuco
O Cine Pendrive deste sábado (03/09), às 18h30 traz “Muro”, um curta metragem para fazer pensar. O filme do pernambucano Tião – que se chama Bruno Bezerra e tinha apenas 25 anos quando concluiu gravações em Vila da Conceição de Cima, distrito de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco – começou quatro anos antes com anúncio do prêmio de roteiro do concurso Ary Severo-Firmo Neto (2004), da Prefeitura do Recife e Governo do Estado. Na época, o filme ainda tinha nome composto: “Muro das Lamentações”.
Publicado 01/09/2011 16:26 | Editado 04/03/2020 16:57
“Muro” ganhou o prêmio Regard Neuf (Olhar Novo) da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, em 2008. E teve seu processo de finalização entre Recife, Rio e São Paulo no período de 20 dias. Foi rodado em super16mm e convertido para o formato 35mm CinemaScope tela larga e 18 minutos de duração. A sinopse poderia incluir palavras como exercício de linguagem, experimentação. Por outro lado, rigor, experiência de futuro. Mas prefere dizer mais em menos: “Alma no vazio, deserto em expansão”.
Nas palavras do realizador, “o filme é sobre o progresso e como ele está distante de algumas pessoas”. “Muro” foi a primeira experiência de Tião dirigindo um filme sozinho. No curta Eisenstein a direção foi dividida com Raul Luna e Leonardo Lacca. Junto com Tião e Marcelo Lordello eles compõem o coletivo de cinema “TRINCHEIRA”. O Cine Pendrive tem reprises às 3as. feiras, no mesmo horário (18h30). Nova oportunidade de ver “Muro”, de Tião, e pensar melhor o futuro.
Fonte TV Pernambuco