Sem categoria

Deputada destaca luta do Vietnã na construção do socialismo

Às vésperas da celebração da data oficial da República Socialista do Vietnã, que acontece nesta sexta-feira (2), a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) destacou, em discurso na Câmara, a instalação do Grupo de Amizade Brasil/Vietnã. Ela também alertou para as barreiras a serem superadas pelos 80 milhões de vietnamitas, consequências de sistemáticas ocupações e guerras, para a construção de um projeto socialista.

A parlamentar destacou duas questões importantes da vida do povo do Vietnã: o esforço na construção do projeto socialista e na recuperação de sua economia, devastada na Guerra dos Estados Unidos contra aquele país.

“A República Socialista do Vietnã mantém seus ideais, mas é forçada a enfrentar um enorme desafio, que é responder a 70% de destruição de seu parque industrial, realizada pela ofensiva americana ao final da Guerra do Vietnã”, lembrou Jô Moraes.

Essa situação exige do governo e do povo vietnamita “um enorme esforço para recuperar o desenvolvimento, para investir em tecnologia, para atrair setores e investimentos estrangeiros, para que efetivamente esse povo determinado, que luta pela independência, alcance a sua autonomia econômica”, afirmou.

E destacou o grande esforço que “o governo, o partido e o povo vietnamita fazem em manter a construção de um projeto socialista com uma perspectiva de igualdade, de superação das desigualdades, de compreensão da necessidade de uma sociedade mais fraterna”.

De Brasília
Márcia Xavier