Sem categoria

Situação atual da Líbia "é uma loucura", diz Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que é "uma loucura o que está acontecendo na Líbia" após defender uma comissão de paz que promova a resolução do conflito no país norte-africano por meio do diálogo.

"Tomara que seja concretizada esta proposta da Venezuela e de muitos amigos no mundo", afirmou. A medida, apresentada por Chávez em fevereiro, pretende formar uma comissão para atuar como mediadora e encontrar uma solução não violenta à crise política na Líbia.

O mandatário ainda pediu "ao império 'ianque' e seus aliados" que detenham os conflitos na região, acrescentando que, caso os enfrentamentos não acabem em breve, "a guerra será longa".

As declarações foram feitas pelo mandatário à emissora estatal venezuelana VTV durante seu último dia de internação no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, onde está recebendo o terceiro ciclo de quimioterapia como parte do tratamento contra um câncer.

O chefe de Estado venezuelano também revelou ter recebido uma mensagem do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, que saudou a população venezuelana. Considerado um mentor político de Chávez, o cubano está passando por um momento delicado de saúde.

O presidente da Venezuela ainda pediu à sua população"união e consciência" em ocasião das eleições que serão realizadas no próximo ano e disse que anunciará em breve um aumento salarial paras os oficiais da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb).

Com Ansa