Sem categoria

Chávez diz que oposição venezuelana "perdeu a razão"

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, questionou a postura da oposição que convocou a população a não responder ao questionário do 14º Censo Nacional da População, que começará a ser aplicado hoje em todo o país.

"Os esquálidos são loucos. Agora andam dizendo que não respondam o Censo. E digo loucos porque não têm razão. Isto é estranho, mas assim anda a oposição venezuelana: sem razão", declarou o presidente, por telefone, à emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV).

O mandatário afirmou que "o programa da direita venezuelana é um atentado contra os jovens e as crianças, é a violência, o ódio".

Chávez, que permanece em repouso depois de ter se submetido, ao longo dessa semana, à terceira etapa da quimioterapia, garantiu que "cada dia está mais convencido de que a revolução é dos jovens".

Segundo ele, "de cada cem venezuelanos, mais de 90 devem aprovar a revolução". "Eu não entendo um jovem que apoie o capitalismo e a barbárie, é a exclusão e a negação do futuro", disse.

O presidente ainda fez um chamado à população para "nos unirmos para seguir defendendo a pátria perpétua e socialista".

Chávez contou que durante a internação no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, viu quando um grupo de jovens do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) cortou o cabelo, em solidariedade a ele, na frente do centro médico.

"Se esta doença que Deus me mandou serve para algo bom, mais além das minhas próprias reflexões e do meu retorno e da minha sanidade espiritual e física, é que daqui vou sair mais fortalecido rumo à campanha de 2012, que é a grande vitória das eleições presidenciais", sentenciou.

Chávez foi diagnosticado com câncer em junho, durante uma viagem oficial a Cuba, onde, no mesmo mês, se submeteu a uma cirurgia para a retirada do tumor maligno.

Fonte: Ansa