Sem categoria

Conflito no interior da Somália mata 18 pessoas

Pelo menos 18 pessoas morreram na última quinta-feira (1º/9) em combates ocorridos na cidade de Galkayo (Somália), entre membros das forças de segurança e integrantes do grupo religioso islâmico Al Shabab, segundo informou nesta segunda-feira (5) a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A organização administra dois hospitais na cidade, que fica a 700 quilômetros ao norte de Mogadíscio e está dividida administrativamente entre uma parte norte, dependente da região de Puntlândia, e uma parte sul dependente da região de Galmudug.

"Até o momento foram contabilizados 18 mortos devido aos confrontos", disse a organização em comunicado emitido em Nairóbi, ao ressaltar que os combates "causaram dezenas de vítimas entre a população civil".

Cerca de 80 pessoas feridas no conflito receberam tratamento nos dois hospitais, um situado no norte e outro no sul da cidade, informou a MSF, que conta com cerca de 1,4 mil empregados na Somália.

"As necessidades médicas são urgentes entre a população local de Galkayo e os milhares de refugiados que fugiram da violência e da seca em outras partes da Somália durante a longa crise de fome que assola o país".

Segundo a organização, o conflito surgiu com a procura pela polícia de um membro da Al-Shabab, um grupo ao qual é atribuída ligação com a Al-Qaida.

A região de Puntlândia fica na fronteira com o centro da Somália, área controlada pela Al Shabab que no começo de agosto abandonou suas posições em Mogadíscio após vários anos de guerra aberta com as tropas do Governo Federal de Transição somali e a Missão da União Africana para a Somália (Amisom).

Com agências