Sem categoria

Venezuela construirá novas fábricas de medicamentos básicos

A Venezuela construirá no próximo ano duas usinas para fabricar os fármacos básicos de que precisam os centros médicos, informou hoje o vice-ministro de Saúde, Oswaldo Velásquez.

O funcionário público explicou que essas instalações elaborarão basicamente antibióticos, analgésicos e soro fisiológico, este último com múltiplos usos sobretudo nas áreas cirúrgicas e de emergência.

"Essas obras se executarão sob convênio com países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América e nações europeias como Portugal", precisou Velázquez em entrevista com o jornal local Correio do Orinoco.

Acrescentou que seu despacho projeta outros planos para otimizar os serviços e a atenção aos pacientes na rede nacional de saúde pública.

Com esse fim, a Venezuela adquirirá, mediante um convênio com a China, instrumentos cirúrgicos, matéria-prima, medicamentos e insumos para modernizar suas instalações sanitárias.

A ministra da área, Eugenia Sader, disse recentemente que o Governo adquirirá esses produtos de forma segura, sem intermediários e a menor custo.

Entre outros aspectos, o acordo também faz referência à formação de pessoal no manejo das equipes, transferência tecnológica, o abastecimento de peças de reposição e a garantia de manutenção nos próximos cinco anos.

Fonte: Prensa Latina