Sem categoria

General Petraeus assume oficialmente direção da CIA

O recém aposentado general David Petraeus, que serviu 37 anos no exército dos Estados Unidos, prestou juramento nesta terça (06) como o vigésimo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

O vice-presidente Joe Biden realizou a cerimônia na sala Roosevelt, na Casa Branca, à qual Petraeus compareceu não com seu familiar uniforme verde oliva, mas vestindo um terno.

Perguntado sobre como vai atuar no novo cargo e se vai manter a proximidade com o Exército, Petraeus, de 58 anos, disse que não vai manter seu uniforme ou ex-auxiliares militares e vai se adaptar ao comportamento mais informal da agência de espionagem.

"Estamos fazendo isso hoje, na sala Roosevelt, porque literalmente não há tempo a perder. O presidente quer ele no cargo", disse Biden.

Petraeus, mentor da elevação do número de tropas no Iraque, se aposentou oficialmente na quarta-feira, após 37 anos de carreira militar, encerrada como comandante das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão.

A Casa Branca destacou que a experiência de Petraeus, ao colaborar durante anos com a CIA no campo da contra-inteligência, foi uma das razões que levaram à sua nomeação para dirigir a instituição civil.

Em abril de 2008, o Secretário de Defesa, Robert Gates, confirmou que o general de quatro estrelas substituiria a William Fallon no Comando Central das Forças Armadas, após este se demitir por discrepâncias com a política exterior estadunidense.

Posteriormente, Petraeus foi substituído pelo general John Allen, no dia 30 de junho de 2010, em ocasião de sua nomeação como comandante da Força Internacional de Assistência para a Segurança, no Afeganistão.

Várias influentes publicações como a revista Time disseram que Petraeus está lavrando uma imagem política para uma futura candidatura à Presidência dos Estados Unidos.

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, o general de 58 anos é o segundo norte-americano de ideologia conservadora com maior influência a nível internacional.

O posto de diretor da CIA ficou vaga no 30 de junho último quando Leon Panetta deixou o cargo para assumir como Secretário de Defesa, por ordens de Obama.

Com Prensa Latina