Sem categoria

Sócrates volta à UTI; Renato Rabelo se solidariza

Por conta de um novo sangramento, agora no esôfago, o ídolo corinthiano volta a ser internado nesta terça (6) em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O presidente do PCdoB publicou uma mensagem de apoio em seu blog, definindo o ex-jogador como "doutor da bola e da democracia".

O motivo desta nova internação é um sangramento no esôfago. Em agosto, Sócrates ficou nove dias internado por causa de hemorragia digestiva causada por hipertensão portal (pressão elevada dos vasos sanguíneos do fígado que tem a cirrose como principal causa).

Aos 57 anos, Sócrates ainda é idolatrado pela Fiel. No Timão, conquistou o bicampeonato paulista (1982 e 1983). Pela seleção, disputou as Copas do Mundo de 1982, na Espanha, e 1986, no México. Fora do campo, foi um dos líderes da Democracia Corinthiana, papel que o projetou internacionalmente como formador de opinião.

Escolhido pela FIFA em 2004 como um dos 125 melhores jogadores vivos da história e considerado por muitas publicações especializadas, como CNN, World Soccer e Placar, como um dos grandes jogadores de todos os tempos, foi um atleta reconhecido por seu estilo "elegante".

Homem de lado definido

Renato Rabelo, presidente do PCdoB, qualifica Sócrates como “doutor da bola e da democracia” no texto que postou esta manhã em seu blog. Na mensagem, Rabelo chama os companheiros para formar uma grande torcida pela recuperação do ex-jogador: “Um dos maiores jogadores de todos os tempos. Um verdadeiro artista. Homem de lado definido. É este o Sócrates que o Brasil aprendeu a admirar, torcer e prestar atenção no que faz. O Brasil torce por sua pronta recuperação. As batalhas são duras, mas plenamente vencíveis”.

Rabelo também faz referência à imagem sólida que o líder corinthiano construiu ao longo da militância: “Um ídolo não se constrói com apelos midiáticos, nem tampouco com frases de efeito. Uma referência pessoal, em todos os setores da vida humana, se constrói com um misto de grandes qualidades que o diferem diante de seus pares e mesmo de sua época histórica. E Sócrates é, definitivamente, uma grande referência para todos nós que acreditamos e construímos diariamente não um sonho apenas, mas uma realidade em que a dignidade humana seja a tônica”.

Compromisso ético

Quando teve alta em agosto, Sócrates afirmou que pararia de beber: sua doença é decorrente do alcoolismo. "Estou pronto para me curar, tive uma chance de renascer e vou conseguir", afirmou o Magrão, como era conhecido o ex-jogador do Timão, ao sair do hospital, no dia 27.
Segundo os médicos, havia a possibilidade do transplante de fígado. Ético, o craque disse que não considerava um problema ser submetido a tal cirurgia, caso estivesse na fila do transplante. "A lei de transplantes no Brasil é ótima. Não vou furar a fila, se precisar de transplante. Vou cumprir o que tiver de cumprir", afirmou Sócrates.

Redação Vermelho com agências