Senador afirma que PCdoB não abre mão da disputa em Fortaleza

O PCdoB não abrirá mão de ter candidato próprio na eleição de 2012 em Fortaleza. Quem assegura isso é o senador Inácio Arruda. Segundo o comunista, está na hora de o partido ir para a disputa. Para isso, o PCdoB vem promovendo, desde o final de julho, conferências municipais e estaduais para discutir o pleito do ano que vem.

A última eleição disputada pelo partido em Fortaleza foi em 2004. Na época, o então candidato à Prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda, conseguiu o apoio do PT nacional que preteriu a candidata Luizianne Lins (PT) e escolheu o comunista. A petista acabou ganhando as eleições, tirando a chance do PCdoB eleger seu primeiro prefeito na Capital cearense.

Veio da Direção Nacional do partido a orientação de que o PCdoB terá candidatura própria nas principais capitais do País, e Fortaleza está incluída. Apesar da agremiação estar inserida em uma aliança que ajudou a reeleger a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes, Inácio Arruda pontua que a legenda está descompromissada em apoiar qualquer candidato.

"Tem uma hora que tem de disputar. O eleitor olha para a candidatura majoritária e não para a disputa a vereador, e a eleição de 2012 em Fortaleza é a mais relevante", argumenta o senador, apontado como um dos nomes mais fortes dentro do partido para disputar a vaga de prefeito de Fortaleza.

Para Inácio Arruda, a importância de 2012 está atrelada à eleição de 2014, quando será disputado o Governo do Estado. No seu entendimento, o pleito do próximo ano pode mudar o perfil da disputa em 2014, momento em que não haverá mais o compromisso de reeleger nenhum candidato, visto que Cid Gomes já teve sua reeleição conquistada no ano passado.

Aliança

Na avaliação do senador, a eleição para prefeito da Capital redesenhará a aliança formada em torno da eleição e reeleição do governador Cid Gomes, além da reeleição de Luizianne Lins. Para garantir mais quatro anos de administração de Cid Gomes, 14 partidos se uniram. Desses, aponta Inácio Arruda, pelo menos cinco devem lutar para ter candidatura majoritária em Fortaleza: PCdoB, PMDB, PDT, PT e PSB.

No restante do Estado, Inácio Arruda informa que a intenção é garantir candidatos em pelo menos 30 dos principais municípios do Ceará, citando Maranguape, Crateús, Aquiraz, Caucaia, Maracanaú e Crato.

Não somente o PCdoB já bateu o martelo sobre ter candidato em Fortaleza. Na última sexta-feira, o deputado Carlomano Marques (PMDB) voltou a destacar na tribuna da Assembleia Legislativa que sua legenda terá candidatura majoritária na Capital do Ceará.

Carona

Assim como no PCdoB, a orientação partiu da Direção Nacional da legenda. Conforme Carlomano Marques, o PMDB terá que ter candidato nas cidades com mais de 200 mil habitantes. O parlamentar defende que seu partido não pegue mais "carona" na candidatura de outra sigla, argumentando que o PMDB não se sente obrigado em apoiar nenhum candidato. Por isso, acha difícil o governador Cid conseguir alcançar aquilo que vem defendendo, que é manter a atual aliança.
 
Fonte: Diário do Nordeste