Sem categoria

Dilma assiste desfile ao lado da família, de atletas e estudantes

A presidente Dilma Rousseff passou as tropas em revista e autorizou o início da passagem do desfile das comemorações de 7 de Setembro na Esplanada. O trajeto do desfile tem dois quilômetros. O nadador brasileiro Cesar Cielo carregou a tocha do fogo simbólico e acendeu a pira para o início das comemorações do Dia da Independência do Brasil. Além de militares, a presidente assiste ao evento ao lado da família, estudantes e atletas.

Dilma assite desfile ao lado da família, de atletas e estudantes - Luciana Cobucci/Terra

Logo na manhã desta quarta-feira (7), Dilma chegou em carro aberto e foi aplaudida pelo público que lotou as arquibancadas. Ao descer do carro, foi recebida pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz , e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ela está assistindo ao desfile da tribuna de autoridades, ao lado da filha, Paula Rousseff, e do netinho, Gabriel, que completa 1 ano na sexta-feira (9). Durante a execução do Hino Nacional, o menino bateu palmas e apontou para os balões coloridos que estão na Esplanada.

Em seguida, os aviões da Esquadrilha da Fumaça riscaram o céu anunciando o início do desfile. As comemorações em solo contarão com a participação de 1,2 mil crianças das escolas do DF e o desfile das tropas do Exército, da Marinha e Aeronáutica.

Ainda na tarde desta quarta, Brasília sediará o 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência, evento que faz parte das comemorações da data. Durante o desfile desta manhã, um balão na forma da bandeira nacional chamava a atenção do público. Com 24×16 metros, o balão equivale a um prédio de 10 andares.

Manifestações paralelas

Em paralelo à programação oficial, estão previstas duas manifestações na capital federal: o Grito dos Excluídos e a Marcha contra a Corrupção.

Nesta 17ª edição, o Grito dos Excluídos intitulou o ato como “Pela vida, grita a Terra! Por Direitos, todos nós!”. O grupo é formado por integrantes de movimentos sociais que pedem apoio ao governo para assuntos que vão de reforma agrária ao cumprimento do pagamento de piso salarial aos professores.

O “Grito” teve três frentes no Distrito Federal: em Brazilândia, com concentração na Praça do Lago às 7h30, em Ceilândia, às 15h no Sol Nascente, e em Planaltina, às 7h30 em frente ao campus do IFB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília).

No Plano Piloto, onde está marcado o desfile oficial e a Marcha contra a Corrupção, os integrantes do “Grito” pretendem apoiar a marcha que critica os recentes escândalos políticos do país – como as denúncias de corrupção nos ministérios e a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), depois de ser flagrada recebendo dinheiro do pivô do mensalão do DEM, o ex-secretário Durval Barbosa.

A Marcha contra a Corrupção foi organizada via internet pela rede social, Facebook, e tem até o momento mais de 23 mil pessoas que confirmaram presença. A orientação dos organizadores é de fazer uma manifestação pacífica dos "que já cansaram de viver em um país explorados por corruptos que fazem que a nação não cresça e o povo fique desemparado". A concentração dos manifestantes iniciou às 10h em frente ao Museu Nacional.

Fonte: Da redação, com agências

Leia mais:
-7 de Setembro: Protógenes cobra da Câmara compromissos com povo