PCdoB-CE intensifica realização de Conferências Municipais

Até a última quarta-feira (07), já haviam sido realizadas mais de 60 assembleias de base, 43 Conferências Municipais nas diferentes regiões do Estado reunindo quase 2 mil filiados. Até a realização da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, em Fortaleza, o projeto político do PCdoB nas cidades será debatido em mais de 120 municípios.

“Este momento de Conferências é um período extremamente importante para o PCdoB, ápice da democracia partidária, fase em que todos debatem o projeto político do Partido e escolhem suas novas direções municipais”. É com entusiasmo que Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização do PCdoB/CE, comenta o período de realização das Conferências Municipais do Partido. O dirigente destaca que os encontros acontecem a cada dois anos, agora antecedendo as eleições municipais, o que acaba possibilitando um debate mais aprofundado sobre a realidade de cada cidade, cada uma com suas características e peculiaridades.

Conferências em números

“Além de debater o projeto político local, é na Conferência Municipal que o filiado participa da vida orgânica do Partido, votando e contribuindo para eleger as novas direções que atuarão no próximo biênio, e escolhendo representantes que participarão da Conferência Estadual. É um momento, sem dúvidas, de muita riqueza partidária”, reforça.

Rodrigues informa que já foram realizadas 43 Conferências Municipais, com a participação de mais de 2 mil filiados em cerca de 60 assembleias de bases, que são plenárias dos núcleos em que se organizam os filiados, por localidade, por categoria ou por setores de atuação política. “Destacamos os encontros de Crateús, com a mobilização de 16 núcleos de base e mais de 270 filiados; e a de Maracanaú que também reuniu quase 270 militantes e realizou 21 assembleias de bases”, destaca.

O comunista ressalta, porém, que as Conferências Municipais das maiores cidades ainda não foram realizadas. “Até o final de setembro acontecerão mais 85 encontros do PCdoB nas cidades. Neste final de semana, por exemplo, as Conferências estarão concentradas na região do Cariri: Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Milagres, Jati, Salitre, Altaneira e Potengi. Os encontros contarão com a presença do Presidente Estadual do PCdoB, Carlos Augusto (Patinhas), e do Deputado Federal Chico Lopes”, informa. Euzébio, Itapipoca, Coreaú, Poranga, Barreira, Ipueiras, Guaiúba, Itaitinga e São Gonçalo do Amarante também realizam seus encontros neste final de semana.

“Nossa expectativa é realizar 120 Conferências Municipais e reunir mais de 7 mil filiados nesses encontros. Só em Fortaleza, os debates deverão concentrar cerca de 2 mil militantes organizados em 100 núcleos de base”, calcula Rodrigues e informa: “O Governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, já confirmou que participará da Conferência Estadual do PCdoB, que acontecerá em Fortaleza nos dias 15 e 16 de outubro”.

Sobre os debates

Além de contribuir na construção coletiva do projeto político do PCdoB e de escolher os novos dirigentes que conduzirão o Partido nos próximos dois anos, as Conferências Municipais surgem também como cenário para novas e importantes filiações. “Elas confirmam que o PCdoB é visto como uma legenda que tem história, coerência e torna-se alternativa viável para muitas lideranças que buscam o Partido para se filiar”, avalia.

Segundo Rodrigues, a confirmação de novos quadros neste período é muito importante para a meta que o Partido visa alcançar. “Teremos mais opções de candidatos tanto para as Câmaras Legislativas como fortes nomes que poderão disputar as Prefeituras nessas cidades. Nossa expectativa é eleger mais de 100 Vereadores e, no mínimo, duplicar os Prefeitos do nosso Partido. Estamos conscientes de que temos plenas condições de alcançar estes números. Nossa construção é coletiva e enraizada nas Conferências de cada cidade”, ratifica.

Pilares comunistas

Abel Rodrigues destaca ainda que nem só de momento político vive o PCdoB. “É também durante as Conferências Municipais que discutimos o fortalecimento das nossas ações junto aos movimentos sociais. Também é nosso objetivo nos enraizar ainda mais nos diversos seguimentos como o de mulheres, sindical, de juventude, enfim. O debate de ideias é outro pilar a que nos dedicamos. Cada vez mais estamos empenhados em divulgar nosso programa, investindo na comunicação, defendendo um novo projeto nacional de desenvolvimento e buscando uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

De Fortaleza,
Carolina Campos