Lula Morais defende nova contribuição para saúde
Na sessão plenária da última sexta-feira (09/09) o deputado Lula Morais (PCdoB) ocupou a tribuna para criticar a derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Sem dúvida a maior covardia e traição que os parlamentares, no caso, o Senado fez, foi a derrubada da CPMF. Isso tirou R$ 40 bilhões da saúde pública”, afirmou.
Publicado 12/09/2011 10:04 | Editado 04/03/2020 16:31
O parlamentar informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza três milhões de partos e 12 milhões de internações hospitalares, em média, por ano. “Mais de 100 milhões de brasileiros são acompanhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família, estratégia que contribui para a redução da mortalidade infantil”, ressaltou. O deputado defendeu a incidência de 0,1% sobre operações financeiras para destinar à saúde. “Essa proposta é rejeitada pelos que são insensíveis com a saúde pública”, pontuou.
Governo Lula
Lula Morais destacou ainda que no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recuperada a quantidade de servidores públicos que haviam sido retirados do serviço público pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. “Uma manchete estampou “Lula contratou três vezes mais que Fernando Henrique”. Acredito que não é possível comparar um com o outro. FHC era demissionário e o Lula recuperou esses servidores para as universidades”, salientou.
Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que a queda da CPMF foi a favor dos cidadãos. “Hoje quem trabalha com cheque pré-datado é o pobre. Em cada cheque desses, entrava o imposto que o Senado derrubou. Se a verba fosse mais bem aplicada não seria necessário um novo tributo”, defendeu.
Já Carlomano Marques (PMDB) frisou que quem não quer contribuir com essas “taxas da solidariedade” são os grandes latifundiários. “É um discurso fácil dizer que o povo não quer. Isso não é aceitável”, apontou.
O deputado Heitor Férrer (PDT) afirmou existir uma grande diferença “pró Lula” entre os ex-presidentes Lula e FHC. “O Lula contribuiu imensamente para o funcionamento da máquina de emprego brasileira”, ressaltou.
Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa