Sem categoria

Desmatamento diminui no Cerrado mas já perdeu 50% de sua área

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o ritmo de desmatamento no Cerrado, entre 2009 e 2010, apresentou redução em relação ao período anterior, 2008-2009.

Agora pela manhã, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, concede entrevista coletiva na sede do ministério para comentar esses resultados e ações promovidas pelo governo para conter a degradação do segundo maior bioma do país.

Com área de 204 milhões de hectares, equivalente aos territórios de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Suécia, juntos, o Cerrado já perdeu quase 100 milhões de hectares de sua vegetação nativa, o equivalente a cerca de 50% da cobertura original – exatos 48,5% da cobertura original, quase 1 milhão de km².

Em relação ao Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, comemorado na sexta-feira, Teixeira falará sobre o projeto coordenado pelo ministério, que vai fazer a conversão tecnológica de indústrias brasileiras de espuma para a eliminação de gases hidroclorofluorcarbonos (HCFC). Serão aplicados aproximadamente US$ 20 milhões no projeto.

Izabella Teixeira também vai abordar o fato do País ser uma referência na América Latina no cumprimento de metas do Protocolo de Montreal – tratado internacional em que os países adeptos se comprometem a substituir substâncias que empobrecem a camada de ozônio.

Fonte: Agência Brasil