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Escolas públicas têm desempenho abaixo da média no Enem 2010

As escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As públicas são, atualmente, responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior ao da média nacional – na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos.

De todas as escolas que participaram do exame no ano passado, 63% ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para Fernando Haddad, ministro da Educação, a distância entre os resultados é “intolerável” e precisa ser reduzida. Em sua avaliação, muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.

“Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização”, pondera o ministro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) divulga hoje (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas que participaram da última edição do Enem. O órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.

Se considerar apenas escolas com alto índice de participação no Enem (quando mais de 75% dos alunos realizaram a prova), apenas uma pública está entre as 20 melhores: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pelo colégio mineiro foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.

Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.

“Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid [regime de segregação racial na África do Sul], causado por uma educação que não é oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram que essa desigualdade [da qualidade do ensino oferecido por públicas e particulares] começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar. O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual”, avalia.

Entre as públicas, melhores são federais

Todas as escolas públicas que compõem a lista das 100 melhores no Enem  2010 têm modelo de organização diferenciado e boa parte está vinculada às universidades públicas. Ainda fazem parte desse grupo os colégios militares, os institutos federais de Educação Profissional e as escolas técnicas estaduais. Nenhuma delas é uma unidade da rede estadual com oferta regular.

Melhora desempenho do aluno

Se por um lado as públicas estão ruins, por outro, está melhor o desempenho dos alunos que participaram do Enem do ano passado, se comparado ao desempenho de 2009. Enquanto no ano anterior a média nacional das provas objetivas (matemática, língua portuguesa, ciências humanas e da natureza) foi 501,58 pontos, em 2010 a nota subiu para 511,21 pontos. Essas médias referem-se apenas àqueles que estavam concluindo o ensino médio quando fizeram a prova.

Fonte: Agência Brasil