Jornalistas em campanha salarial esperam resposta dos patrões

Terminou na última segunda-feira (12/09) o prazo de 10 dias comunicado pelo sindicato patronal para análise da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011/2012 dos jornalistas empregados em jornais e revistas do Estado, enviada pelo Sindjorce no dia 1º de setembro último, conforme data-base da categoria. Aprovada em assembleia geral, realizada no dia 19 de agosto, a minuta contém 13 cláusulas, com destaque para o reajuste do piso da categoria, demais salários e cláusulas econômicas em 13%.

“Mantivemos o foco nas principais reivindicações da categoria, como reajuste salariais com ganho real, ou seja, acima da inflação, além de vale refeição de R$ 10,00 e, sobretudo, avançando nas cláusulas sociais”, afirma a presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro. Entre as novas cláusulas está de Gratificação por Qualificação, que institui gratificações para jornalistas com MBA, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Para Samira de Castro, a Gratificação por Qualificação é um estímulo à constante capacitação dos jornalistas cearenses. “É bastante significativo, nas redações, a quantidade de colegas que ampliaram sua formação acadêmica, investindo do próprio bolso em cursos de pós-graduação”, acrescenta.

Bala na agulha

A diretoria do Sindjorce entende que a situação econômica atual comporta a manutenção da política de ganhos reais para a categoria. Em 2010, as negociações resultaram em um reajuste de 5,5% para o piso e 5% para os demais salários, representando ganho acima da inflação de 1,16%, no primeiro caso. Este ano, as empresas continuam com bala na agulha para conceder reajustes salariais que possam ir recompondo a remuneração básica da categoria, já rebaixada e aquém das necessidades dos jornalistas.

“O IVC (Instituto verificador de Circulação) anunciou crescimento médio de 4,2% na circulação de jornais impressos no Brasil durante o primeiro semestre de 2011 em comparação ao mesmo período do ano passado”, comenta a presidente em exercício. De acordo com os dados, a média diária de circulação nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria. “Apesar destas vendas e dos consequentes lucros, há sucateamento das redações e demissão de profissionais”, informa.

A avaliação do IVC constata que já em 2010 os veículos de comunicação impressa recuperaram-se da crise econômica mundial. De 2001 a 2009, de acordo com dados do Projeto Inter-meios, o investimento publicitário nos jornais chegou a quase dobrar.

Trabalho Decente

Fazendo coro ao movimento sindical brasileiro, o Sindjorce reforça a pauta de negociações da Campanha Salarial 2011/2012 de Impresso baseada nas diretrizes do trabalho decente. O assunto será tema da Conferência Nacional do Trabalho, no ano que vem, e as principais categorias de trabalhadores já estão incluindo em suas minutas cláusulas que reforcem o combate à precarização das relações trabalhistas.

“A alta rotatividade e outros itens que demonstram a manutenção de precárias relações de trabalho no país devem ser combatidos em prol da busca incessante pelo trabalho decente, que engloba não somente salários, mas as condições envolvidas em qualquer atividade profissional”, afirma a presidente em exercício.

Fonte: Sindjorce