Campanha Salarial dos Jornalistas: Adiada 2ª rodada de negociação

Foi desmarcada na manhã desta quinta-feira (20/10) a segunda rodada de negociações da Campanha Salarial dos jornalistas empregados de jornais e revistas no Ceará, agendada para às 8h30 desta sexta-feira (21/10). O pedido foi feito pessoalmente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) pelo presidente do sindicato patronal e advogado do jornal O Povo, Mauro Sales.

A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira (25/10), no mesmo horário e local. Há quase dois meses os jornalistas de impresso aguardam uma resposta do patronato para a pauta de reivindicação dos trabalhadores, entregue às empresas no dia 2 de setembro.

Esta é a segunda vez que a postura dos representantes dos jornais e revistas frustam os jornalistas. Na primeira rodada de negociação, em 23 de setembro, os patrões não apresentaram nenhuma contraproposta aos trabalhadores, alegando a suposta necessidade de "mais tempo para calcular o impacto financeiro" da pauta. Nas cláusulas econômicas, os jornalistas reivindicam reajuste linear de 13%, seguro de R$ 37.307,59, vale-refeição diário de R$ 10,00, gratificação por qualificação – MBA (10% do salário), Especialização (20%), Mestrado (30%), Doutorado (40%) e Pós-Doutorado (50%).

Conquistas estendidas a jornalistas do Interior, portais e assessorias

A categoria também reivindica cursos de capacitação periódicos, ações voltadas para a garantia da saúde do jornalista, ampliação da estabilidade durante a campanha salarial, entrega de exemplar gratuito da publicação (jornal ou revista) na residência do empregado e a renovação das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2010/2011.

As conquistas da nova CCT serão extensivas aos jornalistas que trabalham em impressos do Interior, bem como aos profissionais empregados em sites e portais dos jornais e das revistas do Estado.

O índice de reajuste também servirá de parâmetro para a recomposição, retroativa a 1º de setembro de 2010, dos valores do piso e dos salários dos assessores de imprensa e de comunicação.

Fonte: Sindjorce