Bahia acumula mais de 75 mil novos empregos este ano

A Bahia apresentou acréscimo de 75.064 postos de trabalho nos primeiros oito meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. O crescimento de 4,74% na geração de emprego representa o melhor desempenho absoluto da região Nordeste. Nos últimos 12 meses, a oferta de novas vagas expandiu 5,97%, com a criação de 93.398 postos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (14/9).

Os dados apontam ainda que, em agosto deste ano, foram criados 7.143 empregos celetistas, uma elevação de 0,44% em relação ao número de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O resultado decorreu principalmente da expansão nos setores de serviços (3.921 postos), da indústria de transformação (1.559 postos) e do comércio (1.335 postos). Entre os municípios, Salvador teve saldo de 4.118 (0,7%), Feira de Santana registrou 751 (0,81%) postos de trabalho, e Juazeiro 712 (2,45%).

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o crescimento do número de postos de trabalho na Bahia está num ritmo compatível com a atividade econômica em nível nacional. “Mesmo com a crise internacional e a taxa de juros alta, conseguimos manter a geração mês a mês. Acho que é um excelente resultado, que nos deixa em boa posição para esta conjuntura instável e incerta”.

Vasconcelos disse ainda que a criação de novos empregos é um reflexo dos investimentos que estão sendo feitos na área produtiva e do incremento da renda. “Por isso o comércio e o serviço são os destaques e impactam a economia”.

Fonte: Secom Bahia.