Bombeiros são presos em frente ao Palácio Guanabara

Por volta de uma da manhã desta quarta (14), o Capitão dos Bombeiros Alexandre Machado Marchesini e o Cabo Benevenuto Daciolo foram presos. Segundo o SOS Bombeiros, eles foram chamados para dentro do Palácio Guanabara – sede do governo – e receberam voz de prisão do coronel Alcântara. As acusações são de desobediência.

Em nota, a secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro informou que eles foram presos pelo crime militar de desobediência (Artigo 163 do Código Penal Militar). A medida se deu em função da recusa de se retirarem da porta do Palácio Guanabara, após diversas solicitações. Ambos foram para o Grupamento Especial Prisional.

A nota diz ainda que o procedimento de prisão será encaminhado à Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, que assumirá a condução do processo, já que se trata de crime militar.

O SOS Bombeiros classificou o ato como “covardia” e prometeu uma “resposta às prisões covardes e arbitrárias”. Os bombeiros estão há 14 dias acampados em frente à Alerj, de onde seguiram para a manifestação na porta do Palácio Guanabara, onde também pretendiam acampar.

Entretanto, foi dada a ordem de retirar o acampamento e faixas e que em caso de recusa haveria prisões. O movimento foi desmobilizado por volta de 22 horas, porém o cabo Daciolo e o capitão Marchesini anunciaram greve de fome em protesto pela ameaça sofrida, mais tarde sendo presos.

Os bombeiros reivindicam o fim da política de gratificações, piso salarial de R$ 2 mil líquidos e auxílio transporte.