Sem categoria

Combatentes talebans são massacrados no Afeganistão

O governo afegão anunciou que suas forças militares mataram nesta quarta-feira (14) os últimos combatentes aos quais se atribui a responsabilidade por uma série de ataques contra a Embaixada dos Estados Unidos, o quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e prédios da polícia em Cabul.

Quase 19 horas depois do início dos combates, as autoridades do país afirmaram ter derrotado os últimos militantes que usavam um prédio em construção como base para os ataques.

Ao menos quatro policiais, dois civis e nove insurgentes podem ter sido mortos nos ataques. Afeganistão. Segundo a Otan e os Estados Unidos, nenhum de seus funcionários está entre os mortos.

O Taleban assumiu a autoria dos ataques da terça-feira (13), mas autoridades afegãs culpam a rede Haqqani, um grupo insurgente ligado ao Talibã, que opera de forma independente.

Na madrugada desta quarta-feira, as forças afegãs ainda combatiam os militantes dentro do prédio em construção que tem vista para o bairro diplomático da capital afegã.

Helicópteros militares americanos e afegãos foram utilizados na operação, enquanto agentes de inteligência coletavam provas nos primeiros andares do prédio na tentativa de descobrir como o ataque foi planejado e conduzido.

Em 7 de outubro de 2011 completam-se dez anos desde que se iniciou a ocupação e guerra de agressão do imperialismo estadunidense contra o Afeganistão, à qual se incorporou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Durante este período, em nome da “guerra ao terrorismo” a aviação e as tropas de ocupação imperialistas arrasaram povoados e cidades e se tornaram responsáveis pela morte de centenas de milhares de pessoas. As potências imperialistas, lideradas pelos Estados Unidos cometeram no Afeganistão crimes de terrorismo internacional.

As ações dos combatentes talebans são decorrência disto.

Da redação, com agências