Lucia Antony defende mudanças e pede mais recursos para educação

Mesmo considerando um avanço o aumento no número de escolas amazonense que atigiram a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a vereadora Lucia Antony (PCdoB) destacou que a rede pública escolar precisa melhorar ainda mais.

 Ela cobrou, nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), mais investimentos para a educação, propondo mudanças na estrutura de ensino com a implantação de mais escolas de tempo integral e redução de alunos por sala de aula.

A líder do PCdoB lamentou que apenas uma instituição de ensino do Amazonas, que é particular, ficou entre as cem melhores escolas no Enem em 2010. Por outro lado, nove escolas do Estado ficaram entre as cem piores do exame nacional. Ela conclamou a sociedade a refeltir sobre esses índices. “Precisamos modernizar a gestão da escola pública para oportunizar a educação necessária para se ter um melhor desempenho no futuro. Desta forma, estaríamos fazendo um combate a marginalidade e ao uso de drogas. Como o Brasil vai se tornar a maior economia do mundo se não investir na educação?”, indagou a parlamentar.

Autora da lei que obriga as escolas a instalarem ludotecas – ferramenta que estimula o desenvolvimento da inteligência das crianças -, Lucia Antony vai apresentar um projeto de lei que pretende limitar para 30 o número máximo de alunos por sala de aula nas redes públicas e privadas de ensino. “As escolas precisam estar equipadas com ferramentas que possam desenvolver as múltiplas inteligências das crianças. Gostaria que os alunos que estivessem nas universidades públicas trabalhassem como professores auxiliares os estudantes das escolas públicas”, destacou Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi