Sem categoria

Parlasul: Requião é eleito presidente da Representação Brasileira

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) elegeu, nesta terça-feira (13), a nova Mesa Diretora, que terá como presidente o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Os nomes serão ratificados na primeira reunião em Montevidéu, Uruguai, que ainda não tem data marcada para acontecer. O novo presidente convocou reunião para a próxima terça-feira (20), para discutir as mudanças para o Regimento Interno no Parlamento Regional.

Na mesma reunião, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) foi indicado para o cargo de vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Ele integrará a Mesa juntamente com o atual presidente, o paraguaio Mendoza Unzain, e outros dois vice-presidentes indicados, respectivamente, por parlamentares da Argentina e do Uruguai.

Requião assumiu o cargo defendendo a busca de maior união entre os integrantes do bloco, num momento de crise econômica internacional, durante a qual, como recordou, existe o risco de avanço de políticas protecionistas dentro de cada país.

Dr. Rosinha anunciou ainda duas prioridades para o período em que estiver na Mesa Diretora do Parlasul. “Uma prioridade é interna. Temos que avançar na administração, inclusive fazendo concurso público para os seus servidores. A segunda será a de dar visibilidade política. O vácuo dos últimos oito a nove meses prejudicou bastante”, afirmou o deputado, em referência ao período em que o Parlasul deixou de realizar sessões.

Mudanças no regimento

Segundo informou Dr. Rosinha aos integrantes da representação brasileira, a realização da primeira sessão deste ano do Parlasul ainda depende de um entendimento com os demais países do bloco a respeito de uma possível reforma do Regimento Interno.

Isso porque a bancada do Uruguai só aceitaria dar posse aos parlamentares brasileiros depois de uma mudança nas regras de votação, que garantisse maior proteção aos interesses dos países com bancadas menores (Paraguai e Uruguai).

A partir deste ano, como nova etapa do processo de implantação do parlamento, o Brasil passará a ser representado em Montevidéu, sede do Parlasul, por 37 parlamentares, enquanto a Argentina passará a ter 26. Paraguai e Uruguai manterão suas bancadas atuais de 18 parlamentares cada.

O Parlasul está desde 2010 sem se reunir e o principal motivo para a suspensão dos trabalhos é a ausência de uma representação brasileira. Composta por 37 parlamentares, sendo 10 senadores e 27 deputados, a representação foi instalada no final de agosto. O deputado Mendes Thame (PSDB-SP) foi escolhido para ocupar a primeira vice-presidência. Por acordo, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ficou com a segunda vice-presidência.

De Brasília
Com agências