Sem categoria

Crescimento da economia europeia deve ficar entre 0,1% e 0,2%

A Comissão Europeia revisou para baixo, nesta quinta (15), as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos 27 países que integram a União Europeia neste segundo semestre. A estimativa é que o crescimento seja quase nulo, entre 0,1% e 0,2%, nos dois últimos trimestres de 2011. As previsões se basearam no crescimento do PIB e na inflação das economias da Alemanha, França, da Itália, do Reino Unido, da Espanha, Holanda e Polônia.

Na avaliação geral, apenas a economia da Alemanha indica possibilidade de um leve crescimento para 2011. De acordo com os técnicos, o crescimento da economia alemã deve ficar em torno de 2,9%. No começo do ano, a previsão era ela ficar em torno de 2,6%.

O pessimismo foi provocado pela crise causada diante das dificuldades de vários governos – entre eles os da Grécia, Itália e Espanha – de pagar da dívida externa e pela turbulência nos mercados financeiros. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento nos países da União Europeia variou de 0,7% a 0,8%.

No caso das economias da Espanha e Itália, segundo os técnicos, a tendência é um crescimento em torno de 0,8% a 0,7%, respectivamente. Os dois governos adotaram medidas de austeridade em busca de condições para garantir o equilíbrio das contas internas e o crescimento da economia. Porém, há reações dos parlamentos dos dois países e críticas a medidas que incluem aumento de impostos.

De acordo com informações divulgadas hoje pelo comando da Comissão Europeia, as previsões podem sofrer alterações em decorrência do “cenário incerto” na região. No entanto, os técnicos advertem que a tendência é revisar os números sempre para baixo.

Fonte: Agência Brasil com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa