Desembargadora Liana Belém recebe Medalha de Ouro Cidade Manaus

A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Regional do Amazonas (ABMCJ-AM), desembargadora aposentada Liana Belém Pereira Mendonça de Souza, afirmou que a mulher sempre teve um espaço privilegiado na Justiça do Amazonas.

Com a expansão dos cursos de Direito, a tendência é que a presença feminina fique mais evidente nesta área. “Ao contrário de outros Estados onde o preconceito contra a mulher é latente, no Amazonas, a mulher conseguiu se posicionar na Magistratura sem grandes barreiras”, enfatizou.

A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a sessão solene que outorgou a Medalha de Ouro Cidade de Manaus à desembargadora Liana Belém. A homenagem foi proposta pela vereadora Lucia Antony (PCdoB).

Lucia Antony afirmou que as mulheres, ao longo do tempo, demonstraram uma grande capacidade de contribuir para o fortalecimento da sociedade, incluindo, no campo jurídico. Ela salientou que a desembargadora Liana Belém é um exemplo para as mulheres que sonham em ingressar na Magistratura por ter desempenhado um belo papel na Justiça do Amazonas. “A presença na Magistratura é uma grande vitória feminina. As mulheres dão um toque de sutileza à Justiça”, falou a líder do PCdoB.

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargador Domingos Chalub, falou sobre a trajetória de magistrada de Liana Belém, destacando o conhecimento e o comportamento ético da homenageada.

Prestigiaram a homenagem o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargador Domingos Chalub, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Graça Figueiredo, o representante da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, padre Mauro Cleto, a presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), deputada estadual Conceição Sampaio (PP), o representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), major Márcio Damião Tanaka, a representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotora Anabel Mendonça de Souza– filha da homenageada -, além de desembargadores, juízes, advogados e familiares.

Biografia
Liana Belém Pereira Mendonça de Souza nasceu em 29 de março de 1932, em Barreirinha no interior do Amazonas. É filha de Nilo de Barros Pereira e Maria Raimunda Belém Pereira. Bacharelou-se em Direito pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas) em 1970.

Ingressou na Magistratura, através de concurso público, quando foi nomeada ao cargo de Juiz de Direito titular da Comarca de Eirunepé em 1974. Foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA). Atualmente, preside a ABMCJ-AM (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Regional do Amazonas), onde já exerce o terceiro mandato, e é vice-presidente da ALCEAR (Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas).

De Manaus,
Anwar Assi