Meia-entrada e aumento para professores são aprovados em SP

Os vereadores paulistanos aprovaram nesta quarta (14) duas boas novas para os professores da rede pública municipal de São Paulo: aumento salarial de 13,43% e o benefício de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Professorsp

O aumento salarial, que ainda precisa ser aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito, abrange toda a categoria, inclusive aposentados, independente do piso. Hoje, o diretor de escola (R$3800) e o agente escolar (R$830) detém a maior e a menor remuneração da rede.

De autoria de Eliseu Gabriel (PSB), o projeto que dá direito aos professores municipais ao desconto de meia-entrada em eventos culturais e esportivos depende, agora, apenas da assinatura de Gilberto Kassab. Docentes da rede estadual já possuem esse benefício.

Facilitar o acesso dos professores é visto como um passo importante, inclusive para a melhor formação dos profissionais.

Para Tarcísio Boaventura, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), os dois projetos vêm em boa hora e atendem não só aos professores, mas ao ensino público.

"Um dos grandes problemas do ensino público é o baixo investimento na formação continuada dos professores, pois para haver educação de qualidade é preciso cuidar também do professor. Nós, estudantes, somos aliados na luta pela valorização dos professores", aponta Tarcísio.

Diretora da APEOESP (Sindicato dos Professores da Rede Estadual), Valéria Leão fala de como o acesso a bens culturais podem ser revertidos para a sala de aula. "Isso já é uma realidade na rede estadual e é muito importante que se expanda, porque contribui na formação e no enriquecimento cultural do professor ter acesso à cultura e ao lazer. O profissional pode adquirir novos conhecimentos, ampliar seus horizontes e ter melhor qualidade de vida. Tudo isso se reflete na qualidade das aulas", conclui.

Fernando Borgonovi, com informações da Folha