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Tucano desiste de usar Twitter para dar presentes a eleitores

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) – que anunciou na última terça-feira (13), através de sua conta oficial no Twitter, que sortearia dois ingressos para o segundo jogo entre Brasil e Argentina, válido pelo Superclássico das Américas — decidiu cancelar a ação após sofrer várias críticas sobre o caráter ético do que chamou de ‘promoção’.

Apesar de não estarmos em período eleitoral — o que configuraria a clara intenção de compra de votos do senador tucano — a ação é um exemplo de costumes e valores éticos deturpados na relação entre o parlamentar e seus possíveis eleitores.

A promoção do senador não incluía custos com hospedagem ou transporte, e considerava apenas os tuiteiros paraenses – reduto eleitoral de Flexa Ribeiro, que representa o estado no Senado Federal. Para concorrer, era necessário retuitar uma frase indicada no perfil do senador: "Siga @senadorFlexa, dê RT e concorra a um par de ingressos para o Superclássico das Américas no Mangueirão!".

Os ingressos, segundo a assessoria de imprensa de Flexa Ribeiro, foram comprados com dinheiro do próprio parlamentar, a um custo total de R$ 180. "Devido a interpretações equivocadas da ação, resolvemos cancelar a promo. Espero que compreenda e agradeço a participação", diz mensagem enviada pelo senador aos participantes.

No Twitter, o senador tentou justificar que, diante da repercussão negativa, optou pelo cancelamento do sorteio. "Objetivo com a promoção era também divulgar o jogo em Belém. E, assim, chamar mais pessoas para o debate que temos feito aqui sobre Pará e Brasil. (…) Mas, diante de interpretações equivocadas, estamos cancelando a ação, mesmo cientes da inexistência de qualquer irregularidade".

Segundo a assessoria do parlamentar, a decisão de cancelar a promoção foi tomada mesmo depois de consultores jurídicos do Senado e advogados, terem afirmado que não havia irregularidade no sorteio. Mesmo que legalmente não haja impedimentos na ação, as críticas a Flecha Ribeiro se baseiam no caráter moral de atrair “seguidores” do microblog em troca de presentes e benefícios de qualquer espécie.

Mariana Viel da redação,
com informações das agências