Chico Passeata será homenageado na Conferência Estadual de Saúde

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) homenageará Francisco das Chagas Dias Monteiro – o Chico Passeata – durante a 6ª Conferência Estadual de Saúde. A Sesa criou a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, que será distribuída a 12 personalidades na abertura da Conferência. Militante político, médico e poeta, Chico Passeata faleceu em 12 de agosto de 2011.

O Conselho Estadual de Saúde também homenageia Chico. Nas peças de comunicação e informação da conferência, o Conselho destaca parte de uma das poesias mais populares e seu perfil de defensor das transformações sociais: "Há um caminho novo em cada beco sem saída".

A Comenda significa um título honorífico a personalidades com destaque no processo de mobilização social com interferência positiva nos determinantes sociais de saúde, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e saúde do povo cearense. A Conferência tem início no dia 21 de setembro (http://www.vermelho.org.br/ce).

Os 12 primeiros homenageados são Antônio Alves Ferreira (Toninho), Elias José da Silva, Eudoro Walter de Santana, Expedito Maurício da Silva, Francisco José Pereira de Lima (Preto Zezé), Francisco Orlaneudo de Lima, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto, João Ananias Vasconcelos Neto, José Maria do Tomé (in memoriam), José Teles dos Santos, Juvenília Raimunda Lopes de Souza, Manoel Dias da Fonsêca Neto.

Natural do Ceará, Chico Passeata residiu em Campinas/SP nos anos 80, onde deixou importante legado nas lutas populares e uma considerável quantidade de amigos e amigas.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior – com informações da Sesa