Conferência carioca de Juventude reúne 1.200 jovens no Iserj

Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil. Este foi o tema da I Conferência Carioca de Juventude realizada neste fim de semana (17 e 18) no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

Com a presença de cerca de 1.200 jovens a conferência aprovou propostas que serão encaminhadas ao prefeito Eduardo Paes (PMDB), como a ampliação do direito à meia passagem universitária nos transportes públicos e a universalização do direito à Banda Larga gratuita e de qualidade na cidade.

O encontro fez parte da primeira etapa de construção da II Conferência Nacional de Juventude que acontecerá em Brasília entre 9 e 12 de dezembro deste ano. A próxima etapa será a II Conferência Estadual de Juventude do Rio que será realizada no Circo Voador entre 28 e 30 de outubro.

Para o Coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro, Igor Bruno, a conferência foi a primeira grande experiência participativa da juventude na cidade do Rio.

“Inauguramos aqui no Rio uma nova forma de exercer a democracia, que se aprofundará com a criação do Conselho Municipal de Juventude”, afirmou Igor Bruno.

Entre as propostas aprovadas estão algumas que serão encaminhadas para o governo do estado, como a ampliação da reserva de vagas para estudantes oriundos das escolas públicas nas universidades estaduais e a ampliação do investimento nestas universidades estaduais para 6% do orçamento do governo, como prevê a constituição estadual.