PCdoB BH confirma que apoiará reeleição de Márcio Lacerda

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), visitou nesta manhã a sede do PCdoB, em Belo Horizonte, quando confirmou a aliança das duas legendas para sustentação de sua candidatura à reeleição no ano que vem. As anfitriãs do encontro, a presidente estadual do PCdoB Minas, deputada federal Jô Moraes, e a dirigente da legenda na cidade, Dalva Stela, reiteraram a disposição dos partidos de caminharem juntos também em outros municípios do Estado.

PCdoB com Marcio Lacerda - Kerison Lopes

Um alicerce que está sendo conduzido em conjunto com o presidente estadual do PSB, ex-ministro Walfrido Mares Guia.“Somos partidos da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff e estamos unidos num projeto maior e que desta vez abrange a unidade em torno da candidatura à reeleição do prefeito”, disse Jô Moraes.

Minha pré-candidatura à reeleição é natural, assim como as alianças que se concretizam são um projeto coletivo. Não é uma disposição de uma pessoa, ou grupo. Elas atendem aos interesses da cidade, têm a ver com o bem-estar da população, o atendimento de suas necessidades básicas, à aprovação do trabalho que está sendo desenvolvido”, justificou Márcio Lacerda.

Pressão

Ao ser questionado sobre declarações de lideranças do PT de que não aceitam a reedição da aliança com o PSDB para a reeleição do prefeito de BH, Walfrido Mares Guia foi enfático: “Manifestar algo que não é de sua competência é um ato inútil. Quem fala pelo PSB e quem conduz as articulações para a reeleição de Márcio Lacerda é o seu partido, o PSB. Ele é o candidato do PSB. E nós convidamos para a aliança também o PSDB, o PT e o PDT, partidos que estão na Prefeitura, que participam do governo municipal. E não temos que pedir licença para os demais partidos para fazer as alianças”, pontuou.

Walfrido afirmou ainda que “apesar de pequeno o PSB não está disposto a tirar o paletó e deixar bacanas subirem nele e dizer o que fazer, se deve coligar com este ou com aquele….” e dirigindo-se para Jô Moraes enfatizou: “É mais importante para nós do PSB nos coligarmos com vocês do PCdoB que está organizado, estruturado, do que o contrário. Somos um partido ainda em construção e queremos conversar também no âmbito estadual”, anunciou.

Estratégias

A cidade de Contagem, na Região Metropolitana foi um dos municípios citados por Walfrido e que tem como um dos pré-candidatos a prefeito, o deputado estadual Carlin Moura, do PCdoB. “Política é feita de gestos, principalmente em Minas Gerais, principalmente debaixo de uma jabuticabeira, que é o símbolo de Contagem. Esse é um bom presságio”, brincou Carlin Moura, respondendo a Walfrido e referindo-se ao fato de estarem tratando de alianças num café da manhã ao ar livre, nos jardins do PCdoB.

Em sua explanação, o prefeito anunciou obras de infra-estrutura, não só o metrô, cujos recursos foram anunciados pela presidente Dilma Rousseff em sua visita a BH na última sexta-feira. Estudos regionalizados do Plano Diretor, de reforma urbana com base técnica e discussão ampla. A destinação do antigo Hotel Del Rey, que há anos está fechado, melhorias nas áreas da Saúde, Educação e Habitação são outras prioridades, disse.

Márcio Lacerda disse ainda que uma política voltada à população ameaçada pelas chuvas é outra prioridade que está sendo discutida e estudada. “Hoje são 10 mil imóveis ameaçados pelas chuvas em Belo Horizonte”, afirmou.

Programa de governo

Dalva Stela revelou que o PCdoB vem discutindo esta aliança desde fevereiro e aproveitou para reivindicar um novo programa de governo que, entre outras prioridades, considere a volta da Secretaria Municipal de Cultural. Questão que, a priori, teve a concordância de Lacerda.

Também participaram do encontro, o secretário nacional de esporte educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro; a vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdeoB) e o vereador Daniel Nepomuceno (PSB-BH), o locutor da Itatiaia e suplente de deputado Mário Henrique Caixa, o vice-presidente do PCdoB Minas, Zito Vieira, o presidente do PSB-BH, João Marcos, entre outras lideranças partidárias e convidados.

De Belo Horizonte,
Graça Borges