Prefeitura de Maranguape ganha prêmio nacional de Educação

A Secretaria de Educação de Maranguape conquistou o 3º lugar no Concurso Ações Inovadoras no Livro Didático, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O concurso foi criado para selecionar e disseminar as melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução de livros.

Na categoria 1, voltada a premiar iniciativas de secretarias de educação, a primeira colocação ficou com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé (RJ), seguida da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) e da Secretaria Municipal de Educação de Maranguape.

A Secretaria de Educação sensibilizou e orientou as unidades escolares de sua rede a elaborarem o seu Plano de Ação do Livro Didático. Após a elaboração, cada escola enviou o seu plano à Secretaria para que, por intermédio de assessores pedagógicos, acompanhasse e apoiasse as unidades para a implementação das ações previstas. Com isso, 47 escolas da rede municipal executam ações voltadas para a conservação e devolução do livro didático.

Gilvan Paiva, Secretário de Educação de Maranguape, encara o prêmio como estímulo. “Cuidar dos livros e incentivar a leitura num país onde temos forte herança de analfabetismo é um grande desafio. Mantê-los em bom estado é muito mais que um gesto burocrático, mas um incentivo para que cada vez mais pessoas descubram o valor da leitura”, avalia.

Segundo Gilvan, o projeto já atinge mais de 40 escolas no município, mas a intenção é ampliar ainda mais as ações. “Nosso próximo passe é que toda a rede municipal de ensino esteja inserida neste projeto”, informa.

Os vencedores vão apresentar suas experiências no Encontro Nacional do Livro Didático, a ser realizado em março de 2012, em Curitiba, e receberão coleções do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – que seleciona e distribui obras literárias para escolas públicas de todo o país – e obras da coleção Educadores, que trata da obra, biografia e trajetória intelectual de importantes nomes da educação brasileira e mundial, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Jean-Jacques Rousseau.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da
  Prefeitura de Maranguape )