CTB distribui nota e se mobiliza contra o governo Simão Jatene

Coletivos da área de educação ligados a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil divulgam nota e se mobilizam para enfrentar o governo Simão Jatene que tem sucateada o sistema educacional paraense e atacado os direitos dos trabalhadores

CTB educação
Nenhum direito a menos, avançar nas conquistas!

Já se foi quase um ano de governo Jatene e nada de positivo foi apresentado aos trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Pará, confirmando o que se esperava de um governo responsável pelo sucateamento da máquina pública, com seu histórico de práticas antissindicais e que reduziu fortemente a qualidade da educação em nosso estado, nos 12 anos de governo neoliberal tucano.

É preciso responder essa afronta de Simão Jatene! É hora de construirmos um movimento maciço de conscientização de nossos amigos e amigas colegas de trabalho, conversar com aquele funcionário que atua na secretaria da escola, e que muitas das vezes não comparece aos atos chamados pelo SINTEPP por desconhecer a agenda.

São muitos os motivos que nos leva a fortalecer um MOVIMENTO GREVISTA, alertando aqueles que teimam em fazer descaso com a educação pública em nosso estado. Pelo Brasil a fora, temos exemplos de vários estados que “endureceram” as negociações e radicalizaram no sentido de não recuar principalmente nos direitos conquistados até hoje; e em nosso estado devemos fazer o mesmo.

Se for verdade que o poder público considera os trabalhadores em educação realmente como os “redentores deste País”; então devem agir como tais, e se realmente os tem o “poder” de mudar a realidade do Brasil, e o governo reconhece isso, então chegou à hora de mudar a consciência do nosso povo, vamos politizar as massas, incluir os alunos, nunca ter receio de dialogar com os estudantes, dentro de sala de aula, nos grêmios estudantis organizados em nosso estado. A UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas), a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a UAP (União Acadêmica Paraense ) e a UNE ( União Nacional dos Estudantes ) estão ao lado desta luta, travando batalhas nas esferas municipais, estaduais e federal, lutando pelo aumento do investimento em Educação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do PRÉ-SAL.

Nós da CTB temos o entendimento de que o tempo que o governo tinha para avaliar e realmente sinalizar para nossa categoria, já esgotou há muito tempo. Chega de enrrolação! A partir do dia de hoje, cada um da categoria tem a missão de ser agentes multiplicadores das questões que são debatidas nas assembléias do sindicato.

A falácia de que o Governo do Estado precisa de mais tempo para analisar os dados cadastrais dos servidores não nos convence. Em um Estado do tamanho do Pará, rico e valioso, não é possível que a Administração Pública Estadual não tenha o domínio da vida funcional da nossa categoria. Não estamos por fora da realidade, e sabemos que o que o Governo quer é cansar a categoria, e pregar o discurso de que a greve é inviável, ora, já se passam quase DEZ MESES de desgoverno, e mesmo assim Simão Jatene ainda não desceu do Palanque, e ainda não começou a governar.

Portanto fez-se necessário um esforço maior dos dirigentes deste sindicato, em especial de sua corrente majoritária, em fazer o efetivo enfrentamento com o governo Simão Jatene-PSDB no sentido de exigir que implemente imediatamente o PCCR, bem como pelo pagamento do Piso Salarial Nacional e pelas as eleições diretas para diretor escolar. Pela greve já.