Sem categoria

Governo chileno jogou sujo, afirma Camila Vallejo

A presidente da Federação dos Estudantes da Universidade do Chile, Camila Vallejo, acusou o governo conservador de Sebastian Piñera de articular uma campanha para desacreditar o Movimento Social que luta pela gratuidade do ensino no país.

"Nunca pensamos, nunca suspeitamos, que o governo ia jogar tão sujo neste processo", disse a também porta-voz da Confederação dos Estudantes do Chile e figura principal do Movimento Social pela Educação Pública e Gratuita.

Em coletiva de imprensa na capital, Santiago, analisou que sempre esteve claro que a recuperação da educação pública e a mudança estrutural no sistema educacional do Chile em seu conjunto não ia ser uma tarefa fácil e muito menos imediata.

No entanto, tinha a esperança de que pudesse avançar em uma mesa de discussão com garantias mínimas e poder ir procurando desse modo a solução do conflito, oportunidade histórica que o governo perdeu, agregou Vallejo.

Comentou que através dos meios de comunicação e dos discursos de representantes do governo tem sido visível o interesse de desviar a atenção das demandas do movimento social e realçar uma suposta divisão em seu seio.

O modelo neoliberal na educação fracassou, disse a dirigente, que assegurou que o Movimento Social se mantém unido e o demonstrará na manifestação da próxima quinta-feira.

Prensa Latina