Sem categoria

Rússia apoiará entrada do Estado palestino na ONU

A Rússia apoiará a entrada do Estado palestino na ONU como membro de pleno direito, declarou nesta quarta-feira (21) o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Mikhail Bogdanov.

O vice-ministro garantiu que a Rússia "certamente" apoiará o pedido da Palestina. "O presidente Mahmoud Abbas nos comunicou que tem intenção de se dirigir ao Conselho de Segurança da ONU para solicitar sua entrada em 23 de setembro", informou Bogdanov, consultado pela agência Interfax.

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) confirmou na segunda-feira passada ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que na próxima sexta-feira (23) apresentará o pedido de adesão da Palestina ao órgão internacional.

Após a apresentação, que deve passar obrigatoriamente pelo Conselho de Segurança, seus 15 membros, os cinco permanentes e com direito de veto e os dez temporários, terão que se pronunciar e decidir se dão o sinal verde ao pedido de Abbas.

No entanto, não é esperada uma sentença favorável do conselho, pois os Estados Unidos já garantiram que vetarão o pedido por considerar que a melhor via para avançar no reconhecimento do Estado palestino é a negociação com Israel.

Fonte: Efe