Sem categoria

França concede liberdade condicional a ex-ditador do Panamá

A Justiça francesa concedeu nesta sexta-feira (23) liberdade condicional para o ex-ditador panamenho Manuel Noriega, abrindo caminho para que ele seja extraditado para o Panamá onde está condenado a 20 anos de prisão por crimes contra os direitos humanos.

Noriega foi deposto em 1989, durante a invasão dos EUA ao Panamá, e está cumprindo pena de 7 anos de prisão na França por lavagem de dinheiro, depois de ter ficado 20 anos detido nos EUA por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e extorsão.

O Panamá pediu a extradição do antigo ditador para que cumpra no país várias penas de prisão pelo desaparecimento de opositores e seja julgado por outros crimes. A mídia do país informou que celas especiais foram preparadas para ele em uma penitenciária perto da Cidade do Panamá.

A legislação do Panamá permite que prisioneiros com mais de 70 anos cumpram a pena em prisão domiciliar, embora isso dependa da aprovação de um juiz.

De acordo com o advogado de Noriega, Yves Leberquier, ele poderia ser solto pela Justiça francesa depois de 1o de outubro, embora a libertação possa ser retardada por um segundo pedido de extradição do Panamá, relacionado a um outros casos na área criminal. 

Leberquier, informou, no entanto, que o ex-ditador ficará na prisão “até ser extraditado”. Noriega decidiu não contestar a extradição porque, aos 77 anos, quer voltar ao Panamá para ficar mais próximo da família.

Com agências