Conferência do PCdoB de Fortaleza debate desafios para 2012

Centenas de pessoas entre filiados, parlamentares, delegados, amigos e convidados participaram neste sábado (24), da abertura da 15ª Conferência Municipal do PCdoB em Fortaleza. Representantes do PT, PDT, PCB, PSB e PMDB, também participaram do encontro comunista.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2012, a 15ª Conferência Municipal de Fortaleza será fundamental para que os filiados possam debater os desafios para os próximos anos. Ao longo do processo de conferência, o debate sobre a proposta de lançar candidatura própria para disputar a Prefeitura de Fortaleza deixou a militância empolgada. O PCdoB avalia ter legitimidade para administrar a 5ª maior capital do país por ter uma trajetória de luta junto aos movimentos sociais e às forças políticas aliadas.

Luis Carlos Paes, atual presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, destacou a história de luta do Partido. “Amanhã, dia 25, faltará apenas seis meses para que o nosso Partido complete 90 anos. Temos uma história de luta, somos um Partido de ideologia e defendemos uma sociedade mais justa para todos”. Segundo o comunista, ao longo desses anos o Partido vem se fortalecendo “mas é preciso avançar. O PCdoB vem se enraizando e se aliando cada vez mais com o povo”.

Sobre o projeto de disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2012, Luis Carlos Paes reforçou a ideia de que o Partido está credenciado para encarar este desafio. “Apresentaremos um projeto ousado para Fortaleza. Temos nomes extremamente capacitados para esta disputa e queremos construir, com várias mãos, junto com os partidos aliados, uma Fortaleza melhor não só agora, mas visualizando-a daqui a 20 anos. Queremos nossa cidade cada vez mais moderna, justa e humana”.

O dirigente convocou a militância para aprofundar o debate. “Conclamo os comunistas a arregaçar as mangas para construirmos juntos um bom debate, em patamar elevado, com a garra e a determinação que sempre nos diferenciou dos demais partidos”. Luis Carlos relembrou a trajetória de luta do PCdoB,desde sua fundação, nos movimentos sociais, na luta armada e também em defesa do povo. “Nossas armas agora são outras: elas estão no nosso discurso politizado, nas greves e manifestações, no voto. Precisamos nos preparar para os embates que se avizinham”.

Vozes comunistas

Para o deputado Federal Chico Lopes, a proposta de disputar a Prefeitura de Fortaleza requer unidade tanto dentro do Partido quanto com as demais forças aliadas. “Propomos uma ideia transformadora para a nossa cidade, mas temos compreensão de como se constrói uma candidatura. Buscaremos o apoio dos demais partidos para viabilizarmos um nome que represente avanço para a nossa cidade”.

A vereadora Eliana Gomes destacou a história de luta dos comunistas na cidade. “Apresentaremos propostas que atendam o anseio do nosso povo. São mulheres, jovens, trabalhadores e trabalhadoras que sonham com uma vida mais digna”. A parlamentar destacou os investimentos que Fortaleza receberá como uma das sedes da Copa de 2014 e ressaltou que as obras devem ir além. “O principal investimento deve ser no ser humano. Que as transformações aconteçam para melhorar a vida do nosso povo”.

“O PCdoB luta pelo bem comum das pessoas. Temos o compromisso sincero de realizar cada vez melhor nossas atribuições, quer seja no parlamento, nas esferas municipal, estadual ou federal. Contribuímos com nossas ideias e nosso compromisso é sempre melhorar a vida de todos”, afirmou o deputado Estadual Lula Morais. Segundo o comunista, o Partido buscará cumprir seu papel com responsabilidade e apresentando seu diferencial. “Apostamos que na Prefeitura de Fortaleza poderemos avançar no nosso projeto em busca do socialismo”.

“Passos largos”

Para o senador Inácio Arruda, o povo anseia por projetos mais avançados. “Propomos dar passos mais largos em busca da melhoria de vida do nosso povo”. Segundo o senador, para que isso aconteça o PCdoB precisa ser mais forte e crescer mais, tanto no parlamento quanto junto ao povo. “Devemos unir o anseio da grande massa a nossa experiência de quase 90 anos de luta”.

Inácio ressaltou ainda que o Partido no Ceará tem compreensão da batalha política que se avizinha. “Fortaleza é o primeiro passo para este entendimento, com todas as suas conquistas e dilemas”. O senador também citou a realização da Copa na capital cearense como uma forma de aproveitar as oportunidades que surgem. “A Copa não será traduzida só em campo. Ela deixará um legado inestimável para nosso povo”.

Segundo o parlamentar, o PCdoB tem grandes responsabilidades junto ao povo. “Somos o Partido mais antigo do Brasil, mas sempre apresentando ideias jovens. Governar Fortaleza será um grande desafio, mas não governaremos sozinhos. Tenho certeza de que o PCdoB e os partidos de esquerda, de um modo geral, sairão fortalecidos dessas eleições”. Inácio também convocou os comunistas para se dedicarem aos próximos embates. “Vamos juntos, com toda a força e energia que tem a nossa militância. Disputar, ganhar e governar é fortalecer a democracia do nosso país”.

Em nome do Comitê Central do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, saudou os presentes. Para o presidente do Partido no Ceará, o processo de conferências tem sido exitoso. “Ao final, teremos realizado encontros em 140 dos 184 municípios cearenses. Avaliamos que temos condições de dobrar nossa bancada de vereadores e também o número de prefeitos do nosso Partido”.

Para Patinhas, os debates realizados confirmam a opinião do Comitê Central que, ainda no final de 2010, avaliou que Fortaleza seria estratégica para o crescimento do Partido. “Iremos entrar com muita força em diversas cidades de todo o país. Fortaleza e Porto Alegre estão entre as principais apostas da direção nacional do PCdoB. Hoje o Partido está organizado, estruturado, tem projeto e ligação com a cidade”.

Segundo o dirigente comunista, a “caminhada será longa”. “Apresentamos um projeto audacioso. Administrar Fortaleza requer dar passos mais largos. É preciso ratificar, porém, que não queremos dividir a esquerda. Iremos conversar com os diversos partidos aliados – PSB, PT, PDT, PMDB – e apresentar nossas ideias. Respeitamos todas as legendas, mas também temos o direito e a legitimidade de lançar candidatura própria”. Patinhas encerrou com otimismo o ato de abertura da Conferência de Fortaleza. “Tenho certeza de que o resultado da batalha que se avizinha honrará os quase 90 anos do Partido”.

Conferência em números

Após dois meses de intensas atividades, o Comitê Municipal do Partido na capital cearense encerrou seu processo de conferência neste final de semana. Ao todo foram realizadas 93 assembleias de base, quatro reuniões de coletivos e uma plenária de filiados que mobilizaram cerca de dois mil filiados do Partido. Também foram realizadas onze conferências de comitês auxiliares nas mais diversas regiões, categorias de trabalhadores por ramo de atividade e universidades.

Homenagens

Francisco Monteiro (Chico Passeata) e Victor Ribeiro, dois históricos militantes do PCdoB foram homenageados pelos comunistas na manhã deste sábado (24). “Esta é uma justa homenagem a dois exemplos de vida seja no campo da luta política e social seja no campo das relações pessoais e familiares”, ratificou Luis Carlos Paes.


De Fortaleza,
Carolina Campos